ASD

PATRIMÔNIO ATUAL

América do Sul

Brasil

Minas Gerais

Diamantina

Município de Diamantina

20 de julho de 1832 – Nascia o segundo dos três filhos do casal François Dumont e de D.Eufrasie Honorée Dumont, na Casa da Gunda.

30 de julho de 1832 – Era batizado com o nome de Henrique Dumont na Igreja da Freguesia de Santo Antônio de Diamantina, pelo Vigário Sebastião José de Almeida. Foram padrinhos Fernando Meirot e D. Ana Legé, esta representada pelo seu procurador Victor Dumont. O batismo foi registrado na folha 16v do Livro Segundo de Batismos, de Diamantina.

Ouro Preto

Município de Ouro Preto

História:

1835-Nascia FRANCISCA DE PAULA SANTOS – filha do Comendador Francisco da Paula Santos e de Dona Rosalina. O Comendador era filho de Joaquim Santos, de origem portuguesa casado com Dona Emerenciana de origem espanhola.

Em Ouro Preto seu Henrique Dumont teve seu primeiro emprego como Engenheiro da Prefeitura.

6 de setembro de 1856 – Casaram-se o Engenheiro Henrique Dumont e D. Francisca de Paula Santos, na Igreja da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar.

Foram testemunhas o Conselheiro Herculano Ferreira Pena, Presidente da Província e o Dr.Marçal José de Paula Santos.

1857-Nasceu o primeiro filho do casal: Henrique Santos Dumont.

Imprensa

Jornal Liberal (31) 553 16 9


Santos Dumont

Município de Santos Dumont

História:

Em 1872 Seu Henrique assumiu a construção do trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, tendo fixando seu canteiro de obras na localidade de Cabangu, no sopé da Serra da Mantiqueira.

20 de julho de 1873-Nascia, na casa do Sítio de Cabangu, o sexto dos oito filhos do casal Henrique Dumont e D. Francisca Santos Dumont. Ele foi batizado com o nome de Alberto Santos Dumont.

Em 1874, acabada a empreitada, seu Henrique mudou-se com a família para uma fazenda em casal, Município de Valença, RJ.

O que visitar:

O Sítio de Cabangu, hoje transformado em museu, possui a casa onde Alberto nasceu e expostos objetos pessoais, fotos e documentos. Tem três pavilhões onde conhecemos a vida de Alberto e dos pioneiros brasileiros da aviação.

O Sítio com seus lagos e cachoeira constitui-se num local aprazivel para visitações.

Os Pavilhões e a rodovia 499 que liga a cidade de Santos Dumont ao Sítio de Cabangu, foram construidos por ocasião do centenário de seu nascimento em 1973.

Pode-se ser visto também um chafariz construído pelo inventor, onde não há motor e a água sobe até oito metros no meio de um lago. Ele aproveita a força da queda natural de água que desce de uma nascente no morro que circunda o sítio.

Nessa estrada está localizado um viaduto feito de pedras, em 1872. Nesses 128 anos já passaram por este viaduto mais de 2 bilhões de toneladas de trens. Um exemplo de qualidade da nossa engenharia.

Como chegar:

O museu fica no final da BR 499 a 16 KM da cidade de Santos Dumont

A cidade de Santos Dumont fica situada as margens da Rodovia BR 040, a 221 km do Rio de Janeiro, a 44 km de Juiz de Fora, a 213 km de Belo Horizonte e 48 de Barbacena.

Como se hospedar:

Na entrada SUL- Hotel 14bis (32) 3251 13 93

Na entrada NORTE- Contry Hotel São Luiz (32) 3251 31 53

No centro da cidade-Pousada Villa Dumont (32) 3251 3059

Na BR 499, a dois quilômetros antes do Sítio de Cabangu. Pousada Balão Brasil. (32) 9972 0359.

Administração:

Prefeitura de Santos Dumont (32) 3251 33 19

Fundação Casa de Cabangu: funccab@uai.com.br

Câmara de vereadores camara@sdnet.com.br

Divulgação:

Imprensa:

Radio CULTURA cultura@sdnet.com.br

Jornal MENSAGEM jornalmensagem@sdnet.com.br

TV TVMONT tvmont@sdnet.com.br

Cidade de Santos Dumont. www.sdnet.com.br

Datas comemorativas:

20 de julho-Nascimento das Alberto

30 de julho-Fundação da cidade

17 a 23 de outubro – Semana da Asa.

Araxá

Araxá

Repouso em dezebro de 1931

História:

21 de novembro de 1931-Parte de São Paulo com destino a Araxá, aonde chegou em 23.

23 de novembro de 1931-Hospedou no Hotel Rádio no apartamento A1. Pretendia repousar de seu sofrimento.

12 de dezembro – Escreve para sua prima solicitando que comprasse brinquedos para seus netinhos.

Dados obtidos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá.

O que conhecer:

Placa no local de seu último repouso.

Documentos de sua estada nos arquivos da Prefeitura.

Caldas

Caldas

1925-Março

Fez estação de águas em Caldas, tendo ficado a maior parte do tempo de cama, com os nervos abalados.

Barbacena

Barbacena

1872-Henrique Dumont muda-se com a família para o sopé da Serra da Mantiqueira onde instala o canteiro de obras para a construção do trecho da Estrada de Ferro D. Pedro II, na subida da serra. Ficou encarregado do trecho entre João Gomes e a garganta de João Aires, difícil trecho que se tornou conhecido como “ferradura”.

Ali, a 20 de julho de 1873, nasceu o sexto filho do casal, que se chamou Alberto, e que viria a se tornar o verdadeiro Pai da Aviação. O sítio onde nasceu passou a ser chamando de Cabangu.

A 7 de agosto de 1889 foi criado o Município de Palmyra, ficando a Freguesia de João Gomes como sede e elevada a categoria de vila.

Em 15 fevereiro de 1890 foi oficialmente instalado o Município de Palmyra.

A partir dai a Sítio de Cabangu deixou de pertencer ao Município de Barbacena e passou ao Município de Palmyra, o qual hoje é denominado Município de Santos Dumont.

Maiores informações, procurar no Município de Santos Dumont.

1903-Setembro: Visita ao Brasil quando foi homenageado durante 15 dias no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

Viajando de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, de trem, parou em Barbacena na madrugada do dia 22 de setembro.

Entrada triunfal contada nas memórias de Daniel de Carvalho:

“Pela primeira vez vi o que se costuma chamar delírio coletivo, principalmente no momento em que Santos Dumont beijou a face da linda senhorita Pepita Quintão, (depois Senhora João Manuel de Oliveira Brasil) pedindo-lhe que transmitisse o beijo às demais moças de Barbacena. Eram, realmente, todas dignas do preito.”

A cidade lhe ofereceu um almoço pantagruélico, regado a vinhos franceses, no qual havia mandis fritos, perú estofado, tatu guisado com polpa, pombos juritis assados no espeto, lombo de vaca encapotado, rins de porco refogados com leite… Pratos enormes. Opiparos, suficientes para matar a fome de uma fortaleza sitiada ou de um regimento de cossacos. …

1919-dezembro-4: Assinou escrituras de compra de terras vizinhas ao Sítio de Cabangu (tabelião I. F. de Castro – Distrito de Bias Fortes -Comarca de Barbacena –

Livro no 29 páginas 41, 43v e 46, Livro no 30 páginas 1 e 3.

Belo Horizonte

Belo Horizonte

1903-setembro-21: Chegou a capital mineira viajando de trem procedente do Rio de Janeiro.

N a capital mineira, foi acolhido do modo em grande pompa, chuvas de flores, catadupas de oratória, ribombos de foguetes.

Chegando a Belo Horizonte, Alberto afirmou, num raro momento de expansão, que estava identificado, “pelo sangue e pelo amor, à terra dos seus antepassados”, onde tivera “a felicidade de nascer”.

-foi homenageado com um banquete no Grande Hotel;

-Visitou o Presidente do Estado de Minas Gerais, Francisco Sales;

-À meia noite embarcou para o Rio de Janeiro de trem, 1924-fevereiro.

Esteve em Belo Horizonte onde foi padrinho do filho do Dr. Efigênio Salles tendo ficado vários dias hospedado em sua chácara (diário da tarde BH 27/ago/1973).

Juiz de Fora

Juiz de Fora

1903-Visita ao Brasil, quando foi homenageado durante 15 dias no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

1903-Setembro: Viajando de trem de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, entre 22 e 23: Foi homenageado em Juiz de Fora.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Bairro Botafogo

21 de dezembro de 1932-O corpo de Alberto é colocado no Túmulo no Cemitério São João Batista, sua pousada definitiva.

História:

1892-ago-30- Falece, no Rio de Janeiro, seu Henrique, pai de Alberto, sendo sepultado no São João Batista.

1902-jun-22- Falece na cidade do Porto, em Portugal, D.Francisca, mãe de Alberto, sendo enterrada no Cemitério Agromonte.

1922- O Governo Francês em 1913 construiu um Monumento em Saint Cloud em homenagem a conquista do Prêmio Deutsch por Santos Dumont. O Monumento é encimado pela estátua de Ícaro. Por ocasião das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, o Governo da França fez uma réplica do monumento a qual ficou exposta no Pavilhão Francês. Ao final das comemorações essa réplica foi ofertada a Santos Dumont.

1922-set 18-Adquiriu um terreno no Cemitério São João Batista.

1923-ago-11- Chegou ao Rio de Janeiro, pelo Vapor Lutétia, trazendo os restos mortais de sua genitora, sendo os mesmos, naquele mesmo dia translados para o Cemitério São João Batista.

1923-ago-21- Foi iniciada a construção do Túmulo para seus pais no qual foi colocada a réplica do monumento ofertado pelo Governo Francês.

1923-out- 23- Fez o translado dos restos mortais de seus pais para o túmulo por ele construido.

1932-dez-21- Seu corpo foi colocado no Túmulo definitivo, no Cemitério São João Batista. No instante em que seu corpo era colocado no túmulo, caia um forte temporal. o céu chorava suas lágrimas pela ausência definitiva daquele que tanto lhe tinha feito companhia.

O que visitar:

O Túmulo situado na Alameda Principal do Cemitério São João Batista.

O Túmulo é encimado pelo Pelo Ícaro que lhe foi ofertado.

Tel. do Cemitério (21) 2527 0648 / 2539 6087

Como chegar:

Cemitério São João Batista, Rua General Polidório sem número, Bairro Botafogo, Rio de Janeiro.

Marechal Hermes

Campo dos Afonsos

24 outubro de 1944-Chegada do seu coração do Campo dos Afonsos.

História:

Por ocasião da autópsia realizada pelo doutor Walter Haberfeld, foi retirado o coração. O escrutínio onde está guardado o coração de Santos Dumont, foi confeccionado por Américo Monterosa e Guy Eymminet.

Em 24 de outubro de 1944, no Campo dos Afonsos, o escrutínio foi entregue por Paulo Sampaio, Presidente da Panair, ao Ministro da Aeronáutica, Senador Joaquim Pedro Salgado Filho. O escrutínio com o coração foi conduzido ao local por uma guarda formada por tripulantes da Panair do Brasil.

O que visitar:

O Museu Aeroespacial oferece para a visitação uma sala em homenagem a Santos Dumont. Nessa sala está exposto o escrutínio que contém dentro o coração de Santos Dumont. Esse coração pulsou em seu peito até 1932. As pulsações continuam ecoando nas explosões dos motores dos aviões que circulam pelo mundo todo.

Nesta sala também se encontra uma miniatura feita por ele de uma asa delta voadora.

Além dessa peça há uma réplica em tamanho natural do Demoiselle, réplicas de suas naves em miniatura, fotos e cópias de documentos.

Visita virtual: www.musal.aer.mil.br

Como chegar:

MUSAL: Tel. (21) 2457 25 00 – E-mail: musal@aer.mil.br

Petropolis

História:

18 de abril de 1818-Adquiriu um terreno na Rua do Encanto no 22, onde construiu um chalé de estilo europeu ao qual deu o nome de ENCANTADA. Foi sua última residência. Ali ele escreveu seu livro: O QUE EU VI O QUE NÓS VEREMOS. Ele tinha uma luneta par observar os céus em busca dos caminhos futuros do homem. Todos os dias, hasteava o Pavilhão Nacional, seguido de uma revoada de pássaros, pois ele espalhava comida para eles. Quando de sua estada em Petrópolis o Goiverno Brasileiro doou a ele o Sítio de Cabangu onde ele nasceu. Fez, no Sítio uma criação de gado e da sua casa em Petrópolis enviava cartas ao caseiro João com instruções sobre a administração do Sítio.

O que visitar:

O chalé está aberto a visitação pública. Possui diversos aspectos característicos da criatividade de Alberto.

Possui duas escadas em que só se pode iniciar a subida com o pé direito.

Possui também um chuveiro de água quente de sua criação.

É o local de sua vida mais visitado.

Lá está a fotografia com dedicatória de Luiza Vilagran Junior, com a qual fez amizade quando da sua estada no Chile em 1916.

Como se informar:

Fundação da Cultura, Tel.(24)231-30-11. fcpetro@compuland.com.br

Petrotur: 0800 241516

Como chegar:

A cidade de Petrópolis fica situada as margens da Rodovia 040 que liga o Rio de Janeiro à Belo Horizonte, à 62 quilômetros do Rio de Janeiro e à 372 de Belo Horizonte.

Onde se hospedar

Hotel temático: Pousada 14bis.

links > www.pousada14bis.com.br

Data comemorativa

18 de abril – Data da aquisição do terreno da Encantada.

Rio das Flores

Sede do Município

História:

20 de fevereiro de 1977-Foi batizado Alberto e sua irmã Sofia, na

Igreja de Santa Tereza. Foram padrinhos seu tio materno José Augusto de Paula Santos e D. Maria Eugênia Pinto da Rocha.

O que visitar:

A Igreja Igreja de Santa Teresa. e também a Pia Batismal onde eles foram batizados.

Administração:

Gabinete do Prefeito: Tel (24) 2458-1223

Secretaria de Cultura: Tel. (24) 458 1115.

Secretaria de Turismo: Tel (24) 2458-1152

ARTUR – Associação Rioflorense de Turismo:

Tel (24) 2458-1162

Prefeitura:

Site: www.pmrf.rj.gov.br

Email: pmrj@uol.com.br

Como chegar:

A partir do Rio de Janeiro – Pela Dutra. Saindo do Rio em direção a São Paulo: entrar a direita aos 94 km (Pirai), andar + 65 km até Valença, + 18 km até Rio das Flores. Total +-180 km – Pela BR 040, Saindo do Rio em direção a Belo Horizonte: entrar a direita no Km 132 e andar + 40km.

Como comemorar:

20 de fevereiro – Batizado de Alberto.Agradecemos a remessa de informações por Júlio Cezar Graça Mello, secretario da ARTUR – Associação Rioflorense de Turismo: Tel (24) 2458-1162 juliograca@uol.com.br

O que visitar: no distrito de Abarracamento:

A sede da Fazenda do Casal, não mais existe, porém há ainda a roda d’água funcionando. Lá estão as cachoeirasonde o menino Alberto tomava banho. O proprietário atual não é muito simpático às visitas. Existe na região, fazendas da época do Ciclo do Café, sendo que várias delas recebem turistas para visitação.

Como chegar a fazenda do casal:

A partir de Rio das Flores, tomar a estrada para o distrito de Abarracamento e andar 23 quilômetros da atual sede do Município de Rio das Flores. A estrada é de terra em bom estado, com piora nos últimos 10 quilômetros.

Como se hospedar no Distrito de Abarracamento:

A Fazenda União fica na Estrada do Abarracamento. É uma das fazendas em exposição.

Para estas informações contamos com a colaboração da ARTUR:

Associação Rioflorense de Turismo: Tel (24) 2458-1162 juliograca@uol.com.br

Agradecemos ao seu Secetário Júlio Cezar Graça Mello.

Barra do Piraí

Barra do Piraí

1903-setembro-Santos Dumont veio da Europa e foi homenageado por 15 dias no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais.

À 10 de setembro, viajando de trem do Rio para São Paulo, o trem parou em Barra do Piraí por um largo tempo. Da plataforma da estação, à uma da madrugada, o poeta Martins Fontes resolveu pronunciar um discurso mirabolante, “a fim de prestar homenagem condigna ao corajudo desbravador dos ares”. O desditoso Alberto, estonteante de sono, assomou a janelinha do carro-dormitório, porém não teve tempo de agradecer, pois a locomotiva apitou, deu sinal da partida…

Bahia

Salvador

Santos Dumont em Salvador

Nas viagens para a Europa tanto na ida como na volta, é bastante provável que os barcos fizessem escala em Salvador, porém ficou marcada a sua passagem no dia 25 de setembro de 1903, ao regressar a Europa depois dos quinze dias sendo homenageado no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais.

O internauta José Jacir de Menezes, nascido na cidade de Santos Dumont e residente em Salvador, localizou na Biblioteca Pública da cidade, um exemplar do jornal “Diário de Notícias” do dia 27 de setembro de 1903.

O sr. José Jacir fez um resumo da reportagem que detalhava as homenagens que foram prestadas ao Pai da Aviação.

História:

Resumo da reportagem :

Diário de Noticias de 27 de setembro de 1903

No dia 25 de setembro de 1903, às 6h diversos barcos levando autoridades zarpam do porto da cidade do Salvador afim de recepcionar o paquete “Atlantique” na entrada da Bahia de Todos os Santos. Ao encontrarem o barco, algumas autoridades subiram a bordo e deram as boas vindas ao ilustre visitante, que se achava trajado com paletó e calça de casemira pretos, gravata vermelha com listras pretas e sapato amarelo.

Depois da recepção no cais toda a comitiva se dirigiu ao palácio da Associação Comercial, onde uma banda de música do 1o. Corpo da Brigada Policial executava dobrados enquanto confetes e flores eram arremessados sobre S. Dumont. Na Associação Comercial foi realizada uma sessão solene com discursos e homenagens diversas.

Dali organizou-se um préstito em direção ao palácio do governo, na “Cidade Alta”, encabeçado pelo Landau onde iam Santos Dumont e o governador do Estado, Gen. Silvestre Travassos. Seguido de muitos outros carros com as demais autoridades e famílias importantes, o Landau subiu a “Ladeira da Montanha” onde a casa de no 74 ostentava um simulacro do “balão no 9”. Na chegada ao Paço Municipal foi entregue a S. Dumont um ramo de rosas vermelhas. O município ofereceu ao visitante uma bandeira de seda para “ondular” no balão “Santos Dumont 10”. Santos Dumont deixou sua assinatura no livro de visitas da Intendência.

Dali a comitiva se dirigiu ao Palácio do Governo do Estado. Depois de novas homenagens, S. Dumont repousou por alguns minutos antes de voltar ao Salão Nobre, onde foi servido champagne e canapés num coquetel que precedeu ao almoço, servido às 10:30 hs . O Buffet ficou a cargo da conceituada “Casa de Madame Olivieri”. Em uma mesa em forma de “S” estavam dispostos serviços de prata e Sévres, tendo no centro uma corbelhe reproduzindo um balão.

No menu creme aux paulardes à la brasiliene, poison sauce à la française, crevettes à la aérienne, fillet à la grande devouverte. Vins: Santerne, Rheno, Bordeaux.

Na ocasião foi tirada uma “photographia” apanhando S. Dumont à mesa.

Depois do almoço um novo préstito pelas ruas centrais da cidade, no Landau oficial. Voltando ao cais deu-se o reembarque onde algumas autoridades tiveram acesso ao luxuoso camarote de S. Dumont, ornamentado com um busto do inventor e uma réplica da Torre Eiffel, e onde foi feito um último brinde com champagne em h48 da Bahia”.

O que visitar:

Biblioteca Pública onde se encontra um exemplar do jornal “Diário de Notícias” do dia 27 de setembro de 1903, com a reportagem sobre as homenagens recebidas pelo Pai da Aviação..

Pernambuco

Recife

Santos Dumont em Recife

Enviado pelo internauta Fenando Lins, residente em Olinda.

Publicado no Diário de Pernambuco em 29 de setembro de 2003

História de autoria do pesquisador Fernando Gouvea, relatando a passagem de Santos Dumont com destino à Europa.

HÁ 100 ANOS

Terça feira, 29 de setembro de 1903

“Pouco adiante do Cabo Santo Agostinho, o Beberipe e o Espeto completamente cheios, encontram o “Atlantique”, comboiando-o ao porto do Recife. Às 5:20 o “Atlantique” estava em frente a Associação Comercial. Eram 6 e 1/2 da tarde quando o “Rei dos Ares” saltou a rampa do cais sendo recebido pelo Sr. Gonçalves Ferreira, Governador do Estado. Santos Dumont trajava terno de flanela azul listado, bolinas de couro amarelo e gravata “grenat”. Trazia o célebre chapéu palha do Panamá, com que abafou em uma de suas ascenções o incêndio do seu dirigível no 8 (…) Santos Dumont declarou que voltará ao Brasil em abril do próximo não.

Obs. Do editor desta página.

O assunto refere-se a passagem de Santos Dumont por Recife, ao regressar a Europa, de sua histórica viagem ao Brasil quando foi homenageado no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e ainda em sua passagem por Salvador.

São Paulo

Ribeirão Preto

Município de Ribeirão Preto

Banheira da casa da fazenda Arindeúva, encontra-se no Museu do Café. Esta banheira é constituída por um único bloco de mármore carrara. Foi encomendada em Roma. O detalhe do banquinho interno, é devido a um problema de seu Henrique com sua perna.

Museu do café. (16) 633 1986 museudocafe.cultura@ribeiraopreto.sp.gov.br

SÃO PAULO: 12 de fevereiro de 1892 – Foi lavrada a sua emancipação, no Cartório do 3o Ofício de Notas.

Arindeúva, além de percorrer a fazenda, também se estendia até a Estação a Mogiana, em Ribeirão Preto, para a entrega do café para outros centros e o de exportação, para o Porto de Santos.

São Paulo

Município de São Paulo

12 de fevereiro de 1892-Foi lavrada a emancipação de Alberto, no Cartório do 3º Ofício de Notas.

Museu da Fábrica de relógios de ponto DIMEP-(11) 261 51 66. Encontra-se um dos relógios de pulso de Alberto.

Campinas

História:

De 1883 a 1885, O menino Alberto estudou no Colégio Culto a Ciência.

Em 18 de setembro de 1903, esteve em Campinas, onde inaugurou a pedra fundamental do monumento a Carlos Gomes.

Almoçou na casa de Barão de Ataliba Nogueira. Tendo sentado entre a esposa do Barão e a esposa de Coelho Neto. Foi saudado pela jovem Isabelita Barbosa de Oliveira a qual recitou inteligentemente a poesia “Plein Ciel” de Victor Hugo.

Nas recepções, em sua homenagem, em Campinas, sempre beijava com cerimonia as mãos e as faces das moças e senhoras que o cumprimentavam. Essa mania do inventor fez com que um jornalista compusesse a seguinte triolé:

Santos Dumont em Campinas

“Beijou toda a moçarada,

Beijou grossas, beijou finas,

Santos Dumont em Campinas.

E dizem as tais meninas

que o beijar não custa nada,

Santos Dumont em Campinas,

Beijou toda a moçarada.”

No mesmo dia 18, regressou a São Paulo.

O que visitar:

O Monumento a Carlos Gomes.

A colher de pedreiro usada por Santos Dumont no evento do lançamento da Pedra Fundamental do monumento a Carlos Gomes.

Fotografia do menino Alberto na sua turma de aula.

Hoje o Grupo DEZPublicidade apresenta a peça teatral referente a Santos Dumont.

Sitio na Internet: www.santosdumont.net

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes

1903-Visita apoteótica ao Brasil, em que Santos Dumont foi homenageado durante 15 dias no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Setembro-10: O aeronauta é recebido de ainda mais calorosa. La, muitas pessoas de sua família já o esperavam, bem como secretários do Interior e o da Agricultura, os representantes do Governo, da Câmara e do Senado, as autoridades do lugar e os professores e alunos das escolas. A estação achava-se toda organizada de folhagens, bandeirinhas, cravos, rosas e sempre-vivas. Nos diversos mastros dos arredores, pavilhão do Brasil tremula.

Quando a locomotiva entra na gare, às oito e quarenta e dois minutos ecoam os estampidos das girândolas de foguetes. A banda “Euterpe” começa a executar os épicos acordes do Hino Nacional. Do céu escuro, cai uma chuva persistente, mas não existe nada que pudesse esmorecer o ardor da multidão excitada, repleta de êxtase, de assombro, de maravilhamento por aquele homenzinho que fizera “a Europa curvar-se ante o Brasil”. A gentarada transborda da estação, espalha-se pelo largo vizinho.

Santos Dumont como se estivesse diante de um espelho mágico, defrontava-se com a sua própria glória. Podia vê-la, sentir-lhe a presença. Ela se encontrava ali, bem ao seu lado: colossal, ruidosa, incontrolável, esplendente, algo que os gusanos dos túmulos não são capazes de comer…

Os vivas estrugem, todos querem cumprimentá-lo. Emocionado, ele abraça as pessoas de sua família e entraa no vagão. Uma aluna do “Grupo Escolar Josefina Franco”, empunhando um garrido ramalhete de flores, aproxima-se e lê o seguinte discurso:

Senhor! A infância das escolas também exulta de prazer quando se glorificam um homens que souberam conquistar a imortalidade, homens que, pelo trabalho, pelo estudo, elevam o nome de sua pátria perante o mundo civilizado.

Sois um desses homens, um desses vultos grandiosos!

Nós, brasileiros, como todos os filhos deste majestoso país, vos saudamos!

Aceitai, senhor, com essas sinceras homenagens, as modestas flores que vos oferecemos; traduzem elas as delícias dos nossos juvenis corações repletos de júbilo pela honra que hoje nos é dada: a de divisar, de perto, um astro de primeira grandeza no firmamento da pátria, a de ver uma das glórias do Brasil, perante a qual se curva o mundo inteiro em homenagem sincera!.”

Uma longa salva de palmas acolhe as últimas palavras da menina. Alberto, sorridente, inclina-se, apanha as flores, agradece, e o trem parte soberbo, vagaroso, sob a cadência do dobrado “Santos Dumont”, composição de um professor de Caçapava chamado Henrique Escudero.

São Jose dos Campos

São José dos Campos

1903-Visita apoteótica ao Brasil, em que Santos Dumont foi homenageado durante 15 dias no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

1903-setembro-10: Delírio, cenas de alvoroço e de arrebatamento. No meio de tamanha efervescência, um homem de acerca de Alberto e entrega-lhe esta pequena carta:

“Exmo. Sr. Dr. Santos Dumont.

O mais humilde e obscuro cidadão de vossa pátria, porém em cujas veias pulsa o sangue do patriotismo, vos abraça e felicita como a maior mentalidade do mundo, que com seu invento veio glorificar o Brasil, berço de tantos luzeiros das ciências.

Viva o Brasil! Viva Santos Dumont!

O de V. Excia. patrício o admirador.

Joaquim Silvério dos Reis

(Carta publicada no jornal “O Estado de São Paulo” na edição de 11 de setembro de 1903.

Taubaté

Taubaté

1903-Visita apoteótica ao Brasil, em que Santos Dumont foi homenageado durante 15 dias no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Setembro-dia 10- Seis da manhã, debaixo de forte chuva o trem chegou a Taubaté. No entanto, apesar do aguaceiro, o povo encheu a estação. Os vivas e as palmas ressoavam, no ar chapéus agitavam-se no ar. Duas bandinhas de música, a “Filarmônica” e a “João Carmo” tocaram o Hino Nacional. O boteco da estação distribuiu chocolates e taças de “champanhe”. E vieram os discursos, nada menos do que cinco: o de um sujeito chamado Praxedes, em nome do povo; o do Sr. Braz Curto em nome da colônia italiana; o do engenheiro Alfredo Pena, “porta voz” do comércio, o do Cônego Nascimento Castro, pelos “operários católicos”; e o do Sr. Emílio Costa, representante da Associação dos Empregados do Comércio.

Silveiras

Silveiras

1876-julho-No dia 30, o “medium” Ernesto de Castro recebeu em Silveiras uma mensagem profética de Estevão Montgolfier, Mensagem publicada no jornal evolucionista “ O Reformador” do Rio de Janeiro, em 1o de agosto de 1883.

“Vencer o espaço com a velocidade de uma bala de artilharia em motor que sirva para o conduzir o homem eis o grande problema que será resolvido dentro de pouco tempo. essa maquina poderosa de condução não há de ser uma utopia não. O Missionário que trás esse aperfeiçoamento á terra já se acha entre vós. O progresso da aviação aérea, que tantos prosélitos tem achado e tantas vitimas há feito, não está, portanto, longe de realizar-se.

O aperfeiçoamento de qualquer ciência depende do tempo e do estado da humanidade para recebe-lo. A locomotiva, esse gigante que avassala os desertos e vence as distâncias, será um insignificante invento ante o pássaro colossal que, qual condor dos Andes, percorrerá o espaço, conduzindo, em suas soberbas asas, os homens dos vários continentes.

Os balões, meros exploradores e precursores da admirável invenção, nada, pois, serão, perante o belo e portentoso pássaro mecânico. Esse Deus de bondade e de misericórdia, que nada concede antes da hora marcada, deixa primeiramente que seus filhos trabalhem em procura da sabedoria, e, depois que eles se tem esforçado em descobrir a verdade, ai, ele lhes envia um raio de sua divina luz.

Já vêem, ó mortais, que a navegação aérea não será um sonho, não, mas sim uma brilhante realidade. O tempo, que vem próximo, vos dará o conhecimento desse estupendo motor.

Brasil, tu que fostes o berço dessa grande descoberta, serás, em breve, o país escolhido para demonstrar a força dessa grandiosa máquina aérea eis o prognóstico que vos dou ó brasileiros. – Estevão Montgolfier.”

Dumont

Dumont

1979 a 1990 – Passou sua infância.

Em 1879, seu Henrique, procurando terras roxas, mais próprias para o cultivo de café adquire a Fazenda Arindeuva, próximo a cidade de Ribeirão Preto. Para lá levou a família e iniciou a instalação de uma grande fazenda de café. Essa fazenda atingiu a cifra de 5.000.000 de pés de café. Construi uma ferrovia dentro de fazenda e também se estendia até Ribeirão Preto para o transbordo da produção a Ferrovia Mogiana. Ali viveu Alberto sua infância lendo os livros de Júlio Verne.

Experimentava pequenos balões nas festas juninas. Empinava pipas exóticas. Lançava ao ar minúsculas aeronaves de bambu movidas por hélices acionadas por elásticos.

Envolvia-se com as máquinas beneficiadoras de café, pilotava os locomoveis e as locomotivas da fazenda.

Durante sua estada na afastava-se para estudar em Campinas e São Paulo.

Em 1891, devido a um acidente de charrete, seu Henrique ficou hemiplégico e teve de vender a Fazenda.

O que visitar:

A Casa sede da Fazenda Arindiúva é a atual sede da Prefeitura do Município de Dumont. Há no local uma locomotiva Baldwin da época da fazenda.

Um pequeno museu onde pode-se ver fotos da época.

Administração:

Prefeitura de Dumont (16) 6441311.

pmdumont@ccinet.com.br

Como chegar:

A sede do município se situa a 20 quilômetros de Ribeirão Preto e a 330 quilômetros de São Paulo.

Datas comerativas:

21 de março-Aniversário da cidade,

20 de julho-Nascimento de Henrique Dumont

17 a 23 de outubro – Semana da Asa.

Sorocaba

Sorocaba

7 de setembro de 1931- O Tabelião Renato Mascarenhas do Cartório do 2o Ofício de Sorocaba lavra seu 2o e último Testamento.

Guarujá

Guarujá

História:

Maio de 1932- Mudou-se de São Paulo, para Guarujá, onde pretendia descansar, sempre, acompanhado do seu sobrinho Jorge.

9 de julho – Inicía-se a Revolução Constitucionalista.

14 de julho – Redige uma mensagem aos seus compatriotas repudiando a luta entre irmãos.

23 de julho de 1932 – Às onze horas, a camareira do Hotel De La Plage, Francília Mucci, desceu as escadarias esbaforida e exclamou: “O doutor do 152 está morto! Coitado do doutor!”

Em 2001 a Prefeitura de Guarujá restaurou o Carro Fúnebre que transportou o corpo de Santos Dumont para São Paulo. O Carro Fúnebre encontra-se em exposição e pode ser visto no site juntamente com a foto do Hotel de La Plage

O que visitar:

Busto no local onde faleceu.

O carro fúnebre que o transportou para São Paulo.

Foto do Hotel de La Plage.

Datas significativas:

Trágica: 23 de julho: Falecimento de Alberto.

Comemorativa: 30 de junho: Emancipação do Município.

Paraná

Foz de Iguaçu

Foz do Iguaçu.

Visita realizada de 24 à 28 de abril de 1916.

História:

À 24 de abril de 1916, chegou a Foz do Iguaçú vindo por vapor de Buenos Aires, pelo Rio Paraná. No mesmo dia foi a cavalo visitar as cataratas.

Em 25, em sua visita, sugeriu a criação do Parque Florestal.

Em 26 estava de regresso a Foz do Iguaçú.

No dia 28, partiu a cavalo com destino a Guarapuava.

O que visitar:

-O Parque Florestal: cuja criação foi fruto de sua sugestão.

-Cataratas do Iguaçu: Busto de Santos Domont com a descrição de sua visita e de sua sugestão.

-Município de Foz do Iguaçu: Livro de hospedes do hotel em que se hospedou com sua assinatura.

Guarapuava

Guarapuava

1916-Após participar do Congresso Panamericano de Aeronáutica no Chile, regressa ao Brasil tendo chegado a Foz do Iguaçu em 24 de abril, por vapor pelo Rio Paraná.

Saiu de Foz do Iguaçú em 28 de abril, a cavalo, passando por GUARAPUAVA no dia 3 de maio em direção a Ponta Grossa onde chegou de automóvel em 5 de maio.

Paranaguá

Paranaguá

-1916-Após participar do Congresso Panamericano de Aeronáutica no Chile, regressa ao Brasil tendo chegado a Foz do Iguaçu em 24 de abril, por vapor pelo Rio Paraná.

Saiu de Foz do Iguaçú em 28 de abril, tendo chegado a Curitiba, em 5 de maio, vindo de trem de Ponta Grossa.

maio-6: Santos Dumont chegou a PARANAGUÁ de trem vindo de Curitiba tendo sido recepcionado com um almoço e após regressou a Curitiba de automóvel.

Ponta Grossa

Ponta grossa

1916 – Após participar do Congresso Panamericano de Aeronáutica no Chile, regressa ao Brasil tendo chegado a Foz do Iguaçu em 24 de abril, por vapor pelo Rio Paraná.

Saíu de Foz do Iguaçú em 28 de abril, a cavalo, passando por Guarapuava no dia 3 de maio tendo chegado a Ponta Grossa no dia 5 de automóvel, prosseguindo no mesmo dia de trem para Curitiba.

Curitiba

Curitiba

1916-Após participar do Congresso Panamericano de Aeronáutica no Chile, regressa ao Brasil tendo chegado a Foz do Iguaçu em 24 de abril, por vapor pelo Rio Paraná.

Saiu de Foz do Iguaçú em 28 de abril, tendo chegado a Curitiba, em 5 de maio, vindo de trem de Ponta Grossa.

Dia 6: Foi a Paranaguá, de trem, regressando a Curitiba no mesmo dia de automóvel.

A noite o Governador do Paraná Dr. Affonso Camargo ofereceu uma brilhante recepção na sua residência particular.

7-Recebeu varias homenagens.

Visitou o Colégio Santos Dumont.

Assistiu um jogo de futebol entre as equipes do Internacional e do Pinheiros.

9-Partiu de Curitiba para São Paulo de trem.

Argentina

Santos Dumont e a Argentina

A principal fonte consultada foi a biografia de Santos Dumont de autoria do argentino Oscar Fernândez Brital, premiado com o Prêmio Brasil 1953 do Instituto Argentino Brasileiro de Cultura de Buenos Aires.

No livro de Felix Luna: “Soy Roca” se refere a seguinte declaração do General Roca em sua viagem a Europa:

“….fue en esos dias cuando vi por primera vez la maravilla de una aparato de volación que el brasileño Santos-Dumont jineteaba en el Bois de Boulogne….” Se referia ao dirigível número 4.

1906

Em 18 de junho de 1906, foi realizada a ascensão inaugural do balão livre Pampero pelo seu proprietário, o argentino Aaron Anchorena, tendo como parceiro Alberto Santos Dumont e ainda Henri Lettier e senhora. A partida foi do parque as 3:50 hs da tarde descendo em Orangis às 7:00, tendo percorrido 30 quilômetros.

1909

Em 14 de novembro de 1909, foi realizado pelo Aeroclube Argentino, um festival desportivo e aerostático em benefício das Damas da Misericórdia. Durante o evento foram realizadas provas com aeromodelos de Santos Dumont pelos senhores Manuel A. Roca e Roberto Richard Benitez.

1916-MARÇO/ABRIL

Dia 20 de março parte de Santiago, dirigindo-se ao Brasil, através território argentino, subindo o Rio Paraná, tendo chegado a cidade brasileira de Foz do Iguaçú, em 24 de abril.

1916-JULHO

Foi a Argentina participar do Centenário da Assembléia de Tucumam que concedeu a independência a esse país, tendo chegado a Buenos Aires, a 23 de junho, pelo vapor Zeelandia.

Foi recebido por importantes personalidades,

Hospedou-se no Hotel Plaza, em frente a Praça de San Martin.

No dia 24 se concretizou um dos mais importantes acontecimentos mundiais, os argentinos Bradley e Zuloaga cruzam os Andes em balão.

Santos Dumont visitou o túmulo do fundador da Aeronáutica Argentina, Jorge Newberry.

No banquete realizado em 1 de julho pela comemoração da travessia dos Andes, com mais de 200 personalidades de todos os âmbitos, Santos Dumont pronunciou um importante discurso. Manifestou sua vinculação direta com as origens da atividade aérea na Argentina ao recordar seu vôo no “Pampero” na França:

“Señores es para mi un gran orgullo, hoy que se glorifica a la Aeronautica Argentina deciros que yo también fui uno de sus fundadores.

El “Pampero” fue el primer globo argentino.

Em su primer viaje yo era su piloto y esse dia em el cielo de Paris. Aaron Anchorena ofreciëndolo a su patria fundó el Aero club argentino…”

Nos dias 7 e 8 de julho, no estádio da Sociedade Desportiva em Palermo, foram realizadas varias provas aeronáuticas com a participação de pilotos argentinos, uruguaios e chilenos em que a presença de Santos Dumont foi relevante.

Assistiu em companhia da delegação brasileira presidida por Rui Barbosa ao desfile militar de 9 de julho.

No dia 14 de julho foi oferecido pelo Aero Clube da Argentina, uma ceia a todos os pilotos no Clube do Progresso em que o Presidente Ing. Mascias destacou o significado da presença de Santos Dumont:

“….um brasileño que es honra del mundo entero, al que brindó una hora de su gloria cuando materializando sus ensueños, se desprendio de la tierra y ufano de su genio y de su poderio, se paséo gallardo por el espacio dominando los elementos…”

No dia 21 recebeu sua última homenagem na sede do Aero Clube.

Ao agradecer a Ing. Mascias, Santos Dumont ofereceu uma medalha de ouro ao primeiro piloto que unisse Buenos Aires ao Rio de janeiro ou vice versa. A dita prova foi vencida pelo aviador brasileiro Edu Chaves, mas não se sabe se recebeu a dita medalha.

No dia 24 de Julho, parte de regresso ao Brasil.

1919-OUTUBRO

Em uma viagem que começou nos Estados Unidos de vapor, após desembarcar em Arica no Chile seguiu por terra para La Paz deixando a última cidade da Bolívia, Tupiza, seguindo para Quiaca, já em território argentino. Passou por Atocha e Tucumam de onde seguiu de trem para Buenos Aires. Ainda não se dispõe de mais dados sobre sua pernanêcia em território argentino.

1921-ABRIL

Em abril de 1921, esteve na Argentina tendo visitado o aeródromo militar de Palomar quando realizou um vôo como passageiro em um avião pilotado pelo tenente Atilio Cattaneo.

1922-OUTUBRO

Em fins de outubro de 1922, chegou a Argentina e como em outras ocasiões realizou diversas visitas e participou de varias recepções. Entre elas visitou o túmulo de Newbery em Chacarita e depois a Escola de Aviação Militar.

Como recorda Zuloaga: “dio Santos-Dumont una prueba de alta estima hacia nuestros jóvenes pilotos solicitando permiso para volar como pasajero sobre Buenos Aires, deseo que satisfizo inmediatamente a bordo de un Henry Farman de 50 cavallos conducido con maestria y seguridad por el primer teniente Atilio E. Cattánco.”

No dia 5 de novembro, Santos Dumont foi a Rosário convidado pelo senhor Alfredo J. Rouillon, um dos principais gestores do Aero Clube de Rosário. Aproveitando a sua estada por iniciativa do próprio Rouillon, intendente da cidade, inaugurou uma Praça em Alberdi com o seu nome.

No mesmo dia foi batizado com seu nome um dos hangares do Aero Clube de Rosário.

Todas estas homenagens foram tributadas pela sincera admiração que professavam os iniciadores da aeronáutica argentina, mais indicados para saber apreciar o extraordinário valor de uma personalidade como a de Santos Dumont por haver sido os que tiveram de lutar por parecidos problemas.

Entre as homenagens que recebeu estava a realização entre 6 e 23 de outubro do vôo de ida e volta de Buenos Aires ao Rio de Janeiro da esquadrilha ”Sol de Mayo”, sob o comando do então Coronel Zuloaga. O vôo foi realizado por nove máquinas sendo oito de fabricação Argentina.

Os pilotos argentinos colocaram a placa recordatória no monumento em sua memória.

Seguiu em novembro em direção ao Chile.

1935

Em 1935, uma rua de Rosário passou a ter seu nome.

Também em Rosário, numa praça que havia sido inaugurada por ele mesmo, foi colocado o seu busto.

1953-Oscar Fernândez Brital recebe o Prêmio Brasil 1953 pela sua biografia de Santos Dumont. Prêmio ofertado pelo Instituto Argentino Brasileiro de Cultura de Buenos Aires.

Em 1974, o aeromodelista argentino Marco Molo constrói sobre desenhos de seu compatriota Gabriel Toimil um modelo do 14bis tendo efetuado vôos de 1 minuto e 15 segundos

Constrói outro modelo da classe “Peanut” com o qual concorre a West Baden em Indianápolis em concurso mundial, em 25 de junho, tendo em dois dias consecutivos empatado com o inglês Butch Hadland, solicitando este que o prêmio fosse entregue a Molo.

Em 1975 constrói um modelo de Demoiselle que fez vôos de 45 segundos.

Em 1981 constrói outro modelo que voa 1 minuto e 55 segundos.

Com este modelo foi seis vezes campeão argentino e uma vez no Uruguai

1998-O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica do Brasil lança em segunda edição a biografia de Santos Dumont de Oscar Fernandez Brital, eminente jurista e historiador argentino.

Bolivia

Visita à Bolívia

Partiu de vapor dos Estados Unidos, em final de setembro de 1919. Fez escalas em portos da América do Sul, desembarcando em Arica no Chile e seguindo por terra até La Paz, onde chegou a 5 de outubro. Deixou La Paz a 8 de outubro viajando por terra até Tupiza, seguindo depois em direção a cidade de Quiaca na Argentina.

Chile

Visitas ao Chile

As principais informações foram extraídas da exposição feita pelo historiador chileno Hector M. Alarcon Carrasco do Instituto de Investigaciones Historico-Aeronauticas de Chile durante o 4o Congresso Internacional de História Aeronáutica e Espacial realizada de 31 de agosto a 4 de setembro no Instituto Histórico Cutural da Aeronáutica no Rio de Janeiro.

Primeira viagem ao Chile em março de 1916.

Dia 1o, poco antes do meio dia o vapor Huasco, conduzindo Santos Dumont, chega a baia de Valparaiso. Em duas lanchas autoridades foram recepcioná-lo a bordo e conduzi-lo a terra.

Assediado pela imprensa, declarou: “Espero ver como en muy pocos años más este viage que há durado 20 dias, se hará en avión dentro de las 24 horas”

Depois de recepção no Clube Naval em Valparaiso, Crl. Dartnell, em nome do Aeroclub de Chile, manifestou a importância da presença do notável precursor da aviação na Conferência de Aeronáutica. Foi a Vina del Mar visitar chilenos que conheceu em Paris.

De lá seguiu por trem para Santiago sendo recebido em por mais de 5.000 pessoas na Estação de Mapocho.

Em carro aberto deslocou-se para o Gran Hotel tendo da sacada assistido desfile de delegações esportivas organizados por Don Felipe Casas Espinola, Presidente da Federação Desportiva de Chile

Dia seguinte conheceu os principais recantos de Santiago, visitando o Embaixador do Brasil, Sr. Lorena Ferreira, sendo homenageado no Aeroclube de Chile na presença de aviadores chilenos e sócios do aeroclube.

A noite foi recepcionado no Clube Militar pelos associados e admiradores.

No dia 3, realiza uma caminhada a pé até a virgem de cerro San Cristóbal e a tarde visita a Escola de Aviação Militar

Dia 5, sobrevoa Valparaiso e vai a Vinda del Mar no avião pilotado por David Fuentes, um Bleriot de 80 cavalos denominado “Talcahuano”

Ao meio dia regressou a Santiago onde assistiu uma função em sua homenagem no Teatro Santiago

Dia seguinte foi recebido pelo Presidente da República Don Juan Luis Sanfuentes

Dia 9, no Salão de Honra da Universidade de Chile, as 16:00 hs, o Presidente do Aeroclube de Chile, don Jorge Matte Gormaz, declara inaugurada a Primeira Conferência Panamericano de Aeronáutica,

Santos Dumont foi declarado Presidente de Honra.

O representante do Aeroclube do Brasil foi o tenente Bento Ribeiro e o representante do Aeroclube da América foi Alberto Santos Dumont.

Santos Dumont participou ativamente das comissões que redigiram os estatutos da Federação Aeronáutica Panamericana, consignando-se sua principal intervenção em ata oficial da Conferência:

“He hablado del comercio y la dificultad de su desarrollo, de las mejores facilidades del transporte y comunicaciones y del fomento de las relaciones amistosas. Estoy seguro de que los obstáculos de tiempo y destancia serán vencidos. Las ciudades aisladas de Sudamérica entrarán en contacto con el mundo de hoy día. Los países separados se encontrarán, a pesar de las barreras de montanás, rios y bosques. Los Estados Unidos y los países de Sudamérica se conocerán de cerca, tan de cerca como se conocen Inglaterra y Francia. La distancia de Santiago a Nueva York, que ahora es de más de 25 dias por vapor, será abreviada a un viaje de pocos dias. Aniquilados el tiempo y la distancia, las relaciones comerciales, por tanto tiempo postergadas, se desenvolverán espontáneamente. Llegaremos a un contacto más estrecho y seremos más fuertes en los lazos de la comprensión y la amistad. Todo esto lo hará el aeroplano. Además del poder que se ganará con una alianza más estrecha de los países sudamericanos entre sí y también con los Estados Unidos, existe otro punto al cual quisiera referirme. Todos los países europeos son viejos enemigos.

Aquí en el Nuevo Mundo todos debemos ser amigos. Deberíamos ser capaces, en caso de pelígro, de intimidar a cualquiera potencia europea que contemplara designios belicosos contra cualesquiera de nosotros, no con cañones, pero si con la potencia de nuestra unión. En el caso de guerra contra cualquiera potencia europea, ni los Estados Unidos, ni los grandes países sudamericanos podrian, en las condiciones actuales, proteger adecuadamente sus extensas costas. Sería imposible hacer la patrulla de estas costas com una gran flota de mar. Solamente una gran flota de aeroplanos que viajara a 200 kilómetros por hora podría resguardar estas largas costas”.

Encerrado os trabalhos de confecção dos Estatutos, Matte Gormaz, pediu a assembléia que se nomeassem Presidente Honorário Vitalício da nova Federação o engenheiro Alberto Santos Dunont, indicado por aclamação, colocando-se de pé todos os concorrentes que aplaudiram por largo tempo.

O último ato de Santos Dumont foi colocar flores no túmulo dos avidores falecidos em acidentes, quando foi apresentado a viúva do aviador chileno Luis Alberto Acevedo, falecido em 13 de abril de 1913 em Concepcion.

A 20 de março deixava a capital do Chile dirigindo-se ao Brasil através o território Argentino seguindo pelo Rio Paraná e chegando a Foz do Iguaçu do lado brasileiro em 24 de abril de 1916.

Passagem por território chileno

1919-Partiu de vapor dos Estados Unidos, em final de setembro. Fez escalas em portos da América do Sul. Seu vapor do porto de Caláo, no Peru, dirigiu-se ao porto de Arica no Chile e seguindo por terra até La Paz, onde chegou a 5 de outubro.

Segunda visita ao Chile em novembro de 1922

Grande público e autoridades o esperavam na Estação de Mapocho.

Entrevistado em seu hotel pela imprensa, expressou que se encontrava feliz de voltar a esta terra:

“tanto para volver a estrechar las manos de tan buenos amigos que aqui dejé, como para agradecer la delicadeza que tuvo la Municipalidad de Santiago al poner mi nombre a una de las calles de la ciudad”

Em outra ocasião se manifestou:

“La hazaña del invicto Aracena joven y modesto piloto de la aviación chilena, es el mejor exponente del empuje de esta raza que ha asombrado a la América con su empresa en un ligero aparato al que supo imprimirle la impetuosidad necesaria para vencer al viento y a la tempestad que amenazaban con volcarlo en las espesas selvas de mi patria”.

“Tiente por delante la aviación chilena un gran porvenir. Sus grandes montañas habrán de ser una facilidad para la introducción de los aeroplanos sin motor, que los que con entusiasmo se dedican a ella, sabrán darle la importancia que ha de tener en el porvenir”.

Durante esta segunda visita Santos Dumont foi recebido novamente com numerosas manifestações de carinho. Concorreu para uma homenagem ao Capitán Diego Aracena na qual foi amplamente aclamado pelo público presente.

No domingo com autoridades e público visitou a rua que desde esse dia passava a ter seu nome. A rua ficava situada no setor norte da capital, pertencendo hoje ao Município de Recoleta.

A tarde assistiu corridas em sua homenagem no Club Hipico

Dia seguinte visitou alguns passeios públicos e depois a Chácara Valparaíso, onde a 21 de agosto de 1910, o piloto Cesar Copetta, realizou pela primeira vez um vôo no Chile.

Dia, miercoles, assistiu vôos de instrução com demonstração de comunicação por radiotelefonia. A bordo de um avião De Havilland o tenente Gustavo Pinto transmitido a seguinte mensagem:

“Valiéndose de uno de los inventos más grandes del siglo, los aviadores militares chilenos envían desde el aire un fraternal saludo a Santos Dumont, quien desde tierra presencia la viva realidad del sueño que en hora feliz concibiera su grandioso genio, hasta llegar al perfeccionamiento conque la aviación hoy dia asombra al mundo”

Ao que Santos Dumont respondeu pelo mesmo sistema de radiotelefonia:

“Esto es grandioso, más progreso es imposible exigir”.

Dia seguinte o governo do Município promoveu uma seção solene em honra do visitante entregando ao aviador um pergaminho em que a Corporação declara: “Huésped ilustre de la Ciudad de Santiago” e mais uma medalha de ouro.

No dia 13, foi agraciado com a condecoração chilena “Al Mérito”.

Deixou o Chile em 18 de novembro de 1922.

O texto preparado pelo historiador Hector M. Alsarcon Carrasco, encerra com os dizeres:

“Santos Dumont, la Leyenda de la Aviación Mundial, ya no volveria a pisar suelo chileno, pero su legado aeronáutico, que dejó profunda huella en la aviación mundial, es hoy uno de los motivos que nos permite reunirmos en este Cuarto Congresso Internacional de Historia Aeronáutica y Espacia

Santiago, 11 de junho de 1998.”

Equador

Visita ao Equador

1919-Em Setembro, vindo de vapor dos Estados Unidos desembarcou em Guaiaquil e visitou Quito, seguido depois em direção ao porto de Calláu no Perú.

Peru

Visita ao Peru

1919-Em final de setembro, Santos Dumont vindo de vapor dos Estados Unidos, partiu de Guaiquil, no Equador, em direção ao Peru.

Chegando no porto de Caláo, foi visitar Lima, retornando a Caláu e seguindo de vapor em direção ao porto de Arica no Chile.

Condecoração

1932-À 5 de novembro, o Governo do Peru concedeu, post morten, a Alberto Santos Dumont a condecoração “Cruz Peruana de Aviacion”.

EUROPA

França

Paris

Jardim da aclimatação

4 de julho de 1898-sobe pela primeira vez o balão brasil.

História:

Após a sua primeira ascensão com Machuron, passou a colaborar com ele e seu tio Lachambre substituindo-os nas ascensões em festas e eventos e com isso aprender o manejo de balões.

Encomendou a eles um balão com apenas cem metros cúbicos, os quais resistiram à construção por não acreditarem que um balão tão pequeno subisse. Acabaram por aceitarem a construção.

A 4 de julho de 1898, foi ao ar, partindo do Jardim da Aclimatação, o primeiro engenho aéreo de Santos Dumont, o único que teve apenas um nome, BRASIL. Foi o menor balão da época. Os balões variavam de 1500 a 2000 metros cúbicos e o menor tinha 250 metros. O Balão Brasil tinha apenas 113 metros cúbicos. Os franceses diziam que ele levava o balão em uma maleta.

A 20 de setembro de 1898-Primeira ascenção do primeiro dirigível de Santos Dumont. O Balão-Dirigível Número Um.

História:

Quando Santos Dumont mudou-se para Paris, enquanto não se dedicou aos balões, dedicou-se aos automóveis.

O primeiro desenvolvimento tecnológico desenvolvido por ele, foi o motor aeronáutico, quando colocou mais um cilindro sobre o já existente no motor de seu tricíclo aumentando a potência sem o correspondente aumento de peso. Com o Balão Brasil desenvolveu a tecnologia dos balões. Acoplando hélices em seu motor a petróleo criou o propulsor aéreo. Juntando as tecnologias do motor a petróleo, do balão e das hélices fez seu primeiro dirigível. Até hoje as aeronaves deslocam-se graças as hélices que giram pela energia do petróleo. As turbinas dos aviões a jato são constituídas por palhetas a semelhança de hélices onde os quatro tempos do motor funcionam de maneira contínua.

No dia 20 de setembro de 1898 foi ao ar, partindo do Jardim da Aclimatação, seu dirigível número Um.

Foi a primeira vez na história que um veículo aéreo moveu-se graças a um motor a petróleo. É o marco efetivo do domínio do ar.

O que visitar:

Uma das alamedas do Jardim da Aclimatação tem o nome de SANTOS DUMONT.

Saint Cloud

Saint Cloud

19 de outubro – Venceu o Prêmio Deutsch de La Meurth, provando oficialmente a dirigibilidade dos balões.

História:

Em junho de 1900 – Concluiu a construção do seu hangar no parque de aeroestação do Aeroclube de França.

Em 19 de setembro de 1900, fez experiências com seu número 4, em Saint Cloud.

Em 13 de julho de 1901, partiu de Saint Cloud para uma tentativa de vencer o Prêmio Deutsch.

Em 19 de outubro de 1901, Santos Dumont partiu de Saint Cloud, com seu Balão Dirigível número 6, as 14:42 e após contornar a Torre Eiffel, regressou e passou sobre Saint Cloud ás15:40 e aterrou às15:12:30. Vence o Prêmio Deutsch, ficando provada a dirigibilidade dos balões.

À 19 de outubro de 1913, foi inaugurado o Monumento sobre a conquista do Prêmio Deutsch, sendo a estátua de Ícaro de autoria do estatuário francês Colin.

O que visitar:

O Monumento em sua homenagem fica na Praça Santos Dumont.

Torre Eiffel

Torre Eiffel

História:

Em 31 de março de 1889, foi inaugurada a Torre Eifell.

Em 13 de novembro de 1899, Santos Dumont fez sua primeira experiência com seu dirigível Número 3, saindo de Vaugirard e contornando a Torre Eiffel pela primeira vez.

Em 12 de julho de 1901, fez experiências com seu Balão-Dirigível número 5 tendo circulado em torno da Torre Eiffel

Em 13 de julho de 1901, com seu balão- dirigível no 5, na tentativa oficial para ganhar o Prêmio Deutsch, circulou em torno da Torre Eiffel antes de descer entre as árvores do parque da residência do Barão Edmont de Rotschild.

Em 8 de agosto de 1901, ao contornar a Torre Eiffel, perdeu altura indo chocar-se com o telhado do Hotel Trocadero. Ficou pendurado na cordoalha sendo içado pelos bombeiros de Paris. O seu balão-dirigível no 5 ficou totalmente inutilizado tendo ele, no mesmo dia, encomendado a construção do no 6 aproveitando os restos do no 5.

Em 30 de agosto, já estava pronto o novo balão, o no 6.

Em 18 de setembro tentou novamente vencer o Prêmio tendo desistido após avarias no seu balão- dirigível no 6.

Em 19 de outubro de 1901, Venceu o Prêmio Deutsch com seu Balão-dirigível número 6. Ascendeu de Saint Cloud as 14:42 hs e com nove minutos, às 15:01 hs, já estava ao lado da Torre Eifell, a qual circulou a uma distância de 50 metros e uma altura 10 metros acima para evitar choque com o monumento. As 15:11:30 hs, cruzou a vertical de Saint Cloud, circulou e pousou as 15:12:40 hs.

Em 20 de outubro de 1901, Santos Dumont subiu ao topo da Torre Eiffel, acompanhado do Sr. Milon responsável pelo monumento e vislumbrou emocionado o trajeto que havia cumprido no dia anterior.

O que visitar:

Na Torre Eiffel está um busto de Santos Dumont e uma réplica do dirigível número 6.

Champs Elisée

Paris:

Em 23 de junho de 1903-Santos Dumont desce com seu Balão-dirigível número 9 na calçada de sua residência em -Champs Elisé -.

História:

1903 – Residia na Avenida Champs Elysees 114, Paris, França.

Construiu seu Balão-Dirigível No “9”, com um volume 220/261m3, um motor de apenas 3 hp -1902. Era uma aeronave de passeio que foi batizada de Balladeuse.

1903/mai/8- Realizou a primeira experiência em Bagatelle. Seguiramse voos em 21, 29 e 30 de maio, 10, 14.

Em 23 junho desceu na calçada de sua residência na Avenue des Champs Elysées 114, para tomar chá.

Seguiram-se vôos em 24, 26 e 29 de junho, 5, 11 e 14 julho.

Foi a primeira aeronave sua a se tornar popular.

O que visitar:

Placa existente no local: Aqui morou o inventor e aviador Alberto Santos Dumont.

Bagatelle

Bagatelle

23 de outubro de 1906, vence o Prêmio Archedeacon provando o vôo do mais-pesado-que-o-ar.

12 de novembro vence o Prêmio Aeroclube de França, confimando o vôo do mais-pesado-que-o-ar.

História:

Em 07 de setembro de 1906, corre com o 14bis, em Bagatelle, tentendo voar em comemoração a Independência do Brasil.

Em 13 de setembro de 1906-Corre com o 14bis, em Bagatelle e da um salto de oito metros de distância.

Em 23 de outubro de 1906, vence a Taça Archedeacom, voando 60 metros. Fica oficialmente provado que o ser humano podia voar com um aparelho mais-pesado-que-o-ar, utilizando os próprios meios.

Em 12 de novembro de 1906, vence o Prêmio Aero Club da França, estabelecendo o primeiro record em aviação, 220 metros de distância.

Em 1910, em comemoração a conquista do Prêmio Aeroclub de França, em 12 de novembro de 1906 foi inaugurado o Monumento em Bagatelle.

O que visitar:

Monumento em homenagem a conquista do prêmio o feito Bagatelle

Musée de L’air et de L’espace

Demoiselle nº 20

Entre 1907 e 1909, Santos Dumont construiu quatro Demoiselles, e com eles fez sucesso nos céus de Paris e arredores. Visitava amigos em seus castelos.

De 23 a 30 de dezembro de 1908 realizou-se no Grand Palais, em Paris uma exposição aeronáutica, na qual estava o Demoiselle de Santos Dumont.

Hoje, o Demoiselle no 20, se encontra em exposição permanente no Musée de l’Air et de l’Espace = E2

Demoiselles

No “19” – Monoplano Superfície 10 m2 Potência 20hp 1907

No “20” – Monoplano Superfície 10 m2 – Potência 20hp

No “21” – Monoplano Superfície 10 m2 – Potência 35hp

No “22” – Monoplano Superfície 10 m2 – Potência 35 hp 1909

Experiências realizadas com os Demoiselles

1907-nov-15 a 17- SD-19 – Primeiras Experiências com vôos de 200m

nov-21 – SD-19 – Acidente em Buc

1909 – abr – 6 – SD-20 – Primeiras experiências voou2000metros

8 – Com o SD 20, voou 1500 metros de distância a 30 metros de altura

set- 13 – Demoiselle – Saint Cyr > Buc. – Velocidade de 96kmh – duraçao de 5 min

14 – Demoiselle – Regresso = Buc > Saint Cyr

15 – Demoiselle – Saint Cyr – Decolagem em apenas 70m – Record.

16 – Voou com o SD 22 com um peso de 20 quilos ao lado tendo jogado em vôo demonstrando o controle e equilíbrio da aeronave

17 – Demoiselle. Visitou o Chateau d’Aion de Conde Galard em Wideville voando 18 km.

18 – Demoiselle. Em Saint Cyr, passou razante sobre a

multidão com os braços levantados demonstrando a perfeita estabilidade da aeronave, tendo jogado um lenço que trazia em cada mão, o qual foi despedaçado.

O que visitar:

O Demoiselle no 20, original.

Musée de l’Air et de l’Espace = E2

93352 Lê Bourget Cedex

tel 01 42 43 05 10

10h – 17 h tous les jours sauf le luadi

Como chegar:

MUSÉE DE L’AIR ET DE LÉSPACE

Aéroport du Bourget

93352 Le Bourget

Teléphone: 01 49 92 7199

Telécopie: 01 49 92 70 95

Austria

Santos Dumont e a Áustria

Nasceu na Áustria o Sr. Walter Harberfeld

Exercendo a medicina no Brasil embalsamou o corpo de Santos Dumont e observou o tamanho do coração e, então, retirou-o e guardou-o.

O coração encontra-se atualmente dentro de um escrutíneo na sala Santos Dumont no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos.

Alemanha

Santos Dumont na Alemanha

1907-A 6 de junho, Santos Dumont foi recepcionado pela família Krupp em seu castelo em Essem, na Villa Hugnel, às margens do Reno.

Belgica

Santos Dumont na Bélgica

1897 – Participou de uma corrida automobilística de Paris a Amsterdan, através a Bélgica. Ele utilizou o seu triciclo para experimentar um novo motor com dois cilindros. Não chegou ao fim da corrida, pois, apenas, queria verificar o comportamento do motor.

1898 – Maio – No dia 30, promoveu uma ascensão noturna partindo de Pérone, na qual seu balão foi envolvido por uma tempestade tendo descido próximo a Namur na Bélgica.

1903 – D. Elisabeth, Rainha da Bélgica visitou-o pessoalmente enaltecendo sempre os seus feitos em sua visita ao inventor.

1924 – À 6 de novembro recebeu o título de Grande Oficial da Ordem de Leopoldo II da Bélgica.

Portugal

Santos Dumont em Portugal

História:

Em todas as viagens entre Brasil e França constava uma parada em Portugal.

1891-abril. No dia 6, viaja do Brasil para a Europa acompanhando seu pai Henrique e sua mãe Francisca, a bordo do vapor Elbe. Em Portugal foram visitar três irmãs de Alberto que moravam na cidade do Porto, Maria, Virginia e Gabriela. A casa de Virgína era situada a beira-mar. Depois seguiram para a França.

1891-novembro. Regressa ao Brasil pelo vapor Portugal

1892-maio. Viaja do Brasil com destino a França, porém devido aos seus padecimentos, seu Henrique desembarcou com sua esposa na cidade do Porto, em Portugal. Alberto seguiu para a França enquanto seu Henrique voltou ao Brasil.

1892-novembro. Regressa da França para o Brasil pelo vapor Orénoque

1893-janeiro. Segue do Brasil para a França.

1897-Viaja da França ao Brasil e regressa a França.

1902-junho. No dia 22, falece na cidade do Porto D Francisca, sua mãe, sendo enterrada no Cemitério Agromonte.

1903-agosto. No dia 24, viajando para o Brasil pelo vapor Atlantique, permanece por varias horas em Lisboa. Em entrevista a imprensa evoca a figura de Augusto Severo e lamenta desastre que o vitimou.

Também declara que pretendia num balão efetuar a travessia do Canal da Mancha e ir a Portugal depois seguir para o Brasil mais rápido do que o navio em que viajava.

1903-Outubro. No dia 8, viajando do Brasil para a França a bordo do vapor Atlantique esteve algumas horas em Lisboa.

1913-dezembro. Parte da França para o Brasil, onde chegou em 2 de janeiro de 1914, pelo vapor “Blucher”.

1922-abril. Partiu do Brasil para a França, pelo vapor “Lutetia”. Ao passar por Fernando de Noronha trocou telegramas com Sacadura Cabral e Gago Coutinho que se encontravam a bordo do cruzador português República, aguardando o segundo hidroavião Fairey para prosseguir o reide par o Brasil.

1923-fevereiro. No dia 22, Santos Dumont foi agraciado com a Ordem de São Tiago da Espada de Portugal.

1923-Abril. No dia 23, parte do Brasil para Portugal para buscar os restos mortais de sua mãe que se achavam no Cemitério Agromonte, na cidade do Porto. Chegou de volta ao Brasil no dia 11de agosto, trazendo os restos mortais de sua mãe.

1925-julho. Viaja para a Europa a bordo do vapor Massilia

1928-novembro. viaja da Europa para o Brasil a bordo do vapor Cap Arcona chegando ao destino em 3 de dezembro.

1929-janeiro. Viaja do Brasil para a Europa

1931-maio. A 28 parte da Europa a bordo do vapor Lutétia chegando ao Brasil em junho.

Holanda

Holanda

1897-Participou de uma corrida automobilística de Paris a Amsterdan, através a Bélgica.

Nessa corrida utilizou seu triciclo em que experimentava um novo motor com dois cilindros, apenas para verificar seu comportamento, não chegando ao final da corrida.

Espanha

Espanha

Do livro: “Tudo em Cor de Rosa” de Yolanda Penteado, sobrinha de Santos Dumont. Editora Nova Fronteira S. A., 1976.

Andávamos, despreocupados, de povoado em povoado, visitando tudo. Não havia programação. Vivíamos com intensidade, com bastante tempo na frente. O roteiro era criado na hora.

Encontramos Santos Dumont em Madri, e ele foi conosco a uma tourada. Toureava Manolito. Os camarotes das autoridades estavam enfeitados com xales espanhóis. Com um grupo só de homens, entrei na arquibancada. Estava vibrando com a encenação.

Entra o touro feroz. Uma roupa justinha, de bolero, fazia sobressair a silhueta viril e elegante do toureiro. O entusiasmo cresce, as bandarilhas vão sendo fincadas no touro. Os passos de Manolito são um balé de bravura. Tomada pelo cenário, a beleza da praça, tudo me eletrizava. Descobri que era capaz de ficar doida igual aos espanhóis. Quando procurei meus companheiros, só restavam dois. Na saída, encontrei-os no automóvel. Estavam quietos e me olhavam com espanto. A sanguinária era só eu. Santos Dumont ficou horrorizado. A conversa não estava nada animada.

(Data provável desse fato, entre 1926 e 1930.)

Suiça

Passagens de Santos Dumont na Suiça

À 18 de julho de 1925, viajou para de Paris para Suiça com destino a clinica de repouso Valmont em Glion-sur-Montreux, ficando hospedado no quarto 32. No fim de outubro regressou a Paris

Em janeiro de 1926, esteve hospedado no Hotel du Mont Arbois em Mégève. Suiça.

De setembro a novembro de 1926, esteve novamente em repouso em Valmont-sur-Territet próximo a Montreux. Em dezembro encontrava-se novamente na clínica e dedicava-se a encadernação de livros.

Em maio de 1927, em repouso em Valmont-sur-Territet, recebeu o convite do Aeroclube de França para presidir o banquete em homenagem a Charles Lindberg que acabara de fazer a sua sensacional travessia aérea Nova York – Paris. Declinou do convite.

Em agosto, no final do verão, deixou a clínica de repouso e regressou a Paris

Em 1928, esteve em Saint Moritz aonde fez experiências com seu equipamento para empurrar esquiadores. O equipamento era composto de um motor a petróleo que girava uma hélice e era preso as costas dos esquiadores facilitando a subida em encostas de neve. Sua sobrinha, Yolanda Penteado e a senhorita Porgés, campeã francesa de esquiação, fizeram experiências com o equpamento.

América Central

Panamá

Santos Dumont e o Panamá

Em 5 de fevereiro de 1916, partiu de New York pelo vapor Huasco tendo chegado a Valparaiso no Chile em 2 de março.

Em torno de 10 a 15 de fevereiro passou pelo Canal do Pananá.

No inicio de setembro de 1919 deixou os Estados Unidos de vapor tendo chegado a Guaiaquil, no Equador, no final de setembro.

Em torno do dia 15 de setembro de 1919 passou pelo Canal do Panamá.

América do Norte

Estados Unidos

Lua

Santos Dumont chega a lua – 20 de Julho de 1973:

História:

À 5 de setembro de 1922, a pioneira da aviação Anésia Pinheiro Machado iniciou um Reide São Paulo – Rio de Janeiro de avião. Após tres dias e cinco etapas, chegou no Rio de Janeiro, no dia 8. Autoridades, diplomatas, personalidades da aviação, fotógrafos, jornalistas e grande público aguardavam a chegada do desajeitado Caudron G-3, no Campo dos Afonsos. Um corso composto por 12 automóveis, acompanhou o desfile de Anésia em carro aberto até o centro da cidade, seguido de recepção em sua homenagems. No dia seguinte, mais homenagens culminando com um baile. Na manhã do dia seguinte, 9 de setembro, foi avisada que um senhor veio visitá-la. Já descendo as escadas para sair para novas homenagens viu se levantar um cavalheiro elegante e esguio, meio calvo, dando a impressão de um verdadeiro “gentleman”. Não havia dúvida, pelo chapéu nas mãos era Santos Dumont. Ele sorriu tirando do bolso uma carta que leu demoradamente.

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 1922

Senhorita Anésia Pinheiro Machado:

Minhas mais sinceras felicitações pelo seu lindo vôo São Paulo – Rio, comemorando sportiva e audaciosamente o centenário de nossa independência.

Junto envio-lhe uma medalha egual a que me acompanha sempre.

Homengem de Santos Dumont.

Após a leitura, recolocou-a no envelope e, junto, depositou a pequena medalha.

Sua emoção foi tão forte que não sabia o que responder aquelas palavras tão amáveis de uma pessoa que para ela era a maior expressão do gênio humano.

Lembra-se de ele ter dito:

“Estou muito orgulhoso de seu feito.”

Anésia assumiu um compromisso com sigo mesma;

“Hei de retribuir essa distinção nem que leve cem anos.”

Foi a promessa que Anésia cumpriu na metade do tempo, em cinqüenta anos. Vejamos:

“Em 1961, integrando a delegação brasileira ao Congresso Internacional de Legislação Aeronáutica e Espaço, Anésia, iniciou um trabalho de divulgação dos feitos de Santos Dumont, todo as suas expensas.

Miniaturas em escala, fotografias ampliadas, quadros, documentos, reportagens e modelos começaram à chegar a museus e à integrar coleções.

Em 1966, o Museu do Ar e do Espaço da Smithsonian Institution de Washington D. C. inaugurou uma vitrine com peças expressivas das atividades do grande inventor.

Em 1969, logo após o pouso do homem na Lua, tendo comparecido à cerimônia da entrega da Medalha de Ordem do Visconde do Rio Branco ao seu grande amigo, professor Paul Garber, historiador emérito da Smithsonian

Institution, sugeriu-lhe a idéia de que Santos Dumont fosse de alguma forma vinculado ao memorável feito. Refeito do susto Paul Garder pensou por alguns instantes e quase num lamento, disse: “It’s a good idea, but how?”. O Embaixador Mario Gibson Barbosa entre incrédulo e entusiasmado, cochichou: “Será?”

Anésia retomou com mais tenacidade sua peregrinação e, durante três anos, perambulou pelos centros culturais da América.

Santos Dumont era conhecido na França mas não lá. Percorreu a terra ianque oferecendo miniaturas, quadros, cópias de documentos, bandeiras do Brasil.

Em 16 de maio de 1973, Paul Garber, em nome do Museu do Ar e do Espaço enviou ao Comitê de Nomenclatura, da União Aeronáutica Internacional a solicitação formal para a designação do nome de Santos Dumont para um significativo relevo lunar. A 15a Assembléia Geral da União Aeronáutica Internacional, realizada em Sidnei, Astrália, por unanimidade aprovou o nome do nosso patrício para a nova designação da cratera que tinha por nome: Hadley-B.

No dia 20 de julho de 1973, 4o aniversário da chegada do homem no solo lunar e centenário do nascimento de Santos Dumont, realizou-se um ato solene no hall do novo prédio do museu.

Presente centenas de personalidades entre as quais nosso embaixador Araujo Castro, representantes do corpo diplomático e jornalistas. Ao ser descerrada a grande cortina dando por inaugurada uma exposição sobre o nosso grande brasileiro, via-se sob a abóboda, um imenso painel onde se lia “SANTOS DUMONT ON THE MOON”.

Anésia ouviu com lágrimas nos olhos a proclamação feita pelo diretor do museu, Michael Collins, o mesmo astronauta que participou da histórica missão. Ela ouviu e jamais esqueceu a voz firme do intrépido tripulante:

“Olhai para esse mapa da Lua. E, apontando para um imenso painel, declarou: “Vede! Lá está o nome de um dos homens que tornaram possível a conquista do Espaço. Foi um brasileiro que hoje pertence a toda a humanidade: Alberto Santos Dumont. Um homem do espaço.”

A promessa fora cumprida.

Anésia, veio a falecer no Rio de Janeiro em 10 de junho de 1999, aos 95 anos. Suas cinzas foram depositadas no Sítio de Cabangu, onde nasceu Santos Dumont. Naquele local, no Pavilhão dos Pioneiros, uma exposição mostra a vida dessa grande brasileira que foi: Anésia Pinheiro Machado.

O que visitar:

A Cratera Santos Dumont.

Ela tem 8,7 quilômetros de diâmetro, tendo ao centro um pico de 4050 metros de altura. Ela está localizada na região centro-norte da Lua acima e a esquerda da cadeia dos Montes Apeninos e a direita do mar Vaporum.

A Lua está localizada a 349.000 quilômetros do Planeta Terra.”

Como chegar:

Dirigir-se a Lua, distante aproximadamente de 349.000 quilômetros, só é possível por foguete espacial. Para viajar até a Lua, inscrever-se junto a NASA.

Ao lá chegar, procurar a Região centro-norte, acima e a esquerda da cadeia dos Apeninos e a direita do mar Vaporum. Coordenadas 48o E e 27o N.

Como se hospedar:

Para se hospedar, procurar o São Jorge e ainda pedir o seu cavalo para os deslocamentos.

Washington

Washington

História:

-Em 16 de abril de 1902, é recebido na Casa Branca por Theodore Roosevelt, Presidente dos EEUU.

-Em outubro de 1973, ano do Centenário de nascimento de SD, o Comité de Nomenclatura da União Astronômica Internacional, por proposta do Museu Nacional do Ar e do Espaço da “Smithsonian Institution” de Washington deu o nome de Santos Dumont, a uma das crateras da Lua.

O que visitar:

No Museu Nacional do Ar e do Espaço da “Smithsonian Institution”: Busto de Santos Dumont, grandes desenhos na parede do balão Brasil e do14bis.

Ohio

Ohio

História:

Em 1903, a Columbus Motor Vehicle Co. em Columbus, Ohio, U.S.A. lança por U$ 1.800 o automóvel modelo Santos Dumont.

O que visitar:

Museu da Força Aérea: foto do balão-dirigível número seis contornando a Torre Eiffel na mesma sala em que uma foto mostra uma aeronave dos Irmãos Wright sendo lançada por uma catapulta em 1909.

Air Force Museum – Wright-Patterson Air Force Base, Ohio

California

California

História:

Em sua peregrinação entre 1969 e 1972, Anésia Pinheiro Machado, inaugurou um quadro a óleo de Santos Dumont na Galeria dos Herois da Aviação,

no INTERNATIONAL AEROSPACE HALL OF FAME e forneceu ao centro cultural do BALBOA PARK réplicas do 14bis e do Demoiselle, ambos em San Diego.

O que visitar:

INTERNATIONAL AEROSPACE HALL OF FAME em San Diego:

Quadro a óleo de Santos Dumont na Galeria dos Herois da Aviaçãon, fornecido por Anésia Pinheiro Machado entre 1970 e 1972.

BALBOA PARK em San Diego:

Réplicas do 14bis e do Demoiselle, fornecidos por Anésia Pinheiro Machado.

Nova Iorque

Nova iorque

História:

Em 13 de abril de 1902, é recebido por Thomas Edson, inventor da luz elétrica, em seu laboratório em West Orange, N. Y..

Em outubro de 1915, SD voou em um hidro-avião Curtiss na fábrica em Long Island, N.Y..

A 10 de abril de 1902, Santos Dumont chegou a Nova Iorque, a bordo do vapor “Deutschland”.

Em 14 de abril de 1902, o periódico Argus -Albany de Nova Iorque publicou o encontro de Santos Dumont com Thomas Edson.

Em 17 de abril de 1902, o periódico “World” de Nova Iorque publica o encontro de Santos Dumont com o Presidente dos EEUU, Theodore Roosevelt.

Em 18 de abril de 1902, o periódico “Herald” publica a notícia de que Santos Dumont, no dia 17, foi homenageado com um jantar oferecido pelo Ministro do Brasil, em Washington, Dr. Assis Brasil.

No dia 1o de Maio, estava de regresso a Nova Iorque tendo embarcado no mesmo dia para a Europa no vapor “La Sovoie”

No mesmo dia, o periódico “New York Journal” publica a sua partida para a Europa.

No dia 10 de maio, o periódico “New York Herald”, NY, publica a sua chegada a França no dia anterior.

Em junho de 1902, a revista North Americam Review publica artigo de sua autoria.

Em 22 de julho de 1902, chegou a Nova Iorque, pelo vapor “La Savole”

Em 14 de agosto de 1902, partiu de Nova Iorque para a Europa pelo vapor “Touraine”.

Em junho passou por Nova Iorque, de volta de Saint Louis, para embarcar de volta a Europa conduzindo seu dirigível nº 7 danificado.

Em 7 de outubro de 1915, chegou a Nova Iorque, para participar do Segundo Congresso Científico Panamericano.

Em outubro de 1915, SD voou em um hidro-avião Curtiss na fábrica em Long Island, N.Y..

5 de fevereiro partiu de Nova Iorque para o Chile.

Pensilvania

Pensilvania

História:

Nos idos de 1895, seu Henrique Dumont adquiriu locomotivas da Fábrica Baldwin. Ao todo a Fazenda Arindeuva de sua propriedade possuiu 7 locomotivas. Cada locomotiva vendida pela fábrica era fotografada, já, com o nome do futuro proprietário. Foi nessas locomotivas que o seu Henrique autorizou seu filho, o menino Alberto Santos Dumont, a dirigir quando ele tinha apenas 12 anos.

Quando a fábrica encerrou suas atividades, um funcionário recolheu as fotos que hoje se encontram no Museu ferroviário da Pensilvânia, o FRIENDS OF THE RAILROAD MUSEUM.

O que visitar:

FRIENDS OF THE RAILROAD MUSEUM – DEPT. P

P.X. BOX 125

STRASBURG. PA 17579

PHOTOGRAPHIC ORDER

Number 376: Ramal Dumont no 2, Barão de Inetinga

Number 512: Ramal Dumont no 3,

Number 9946: Barber Aspnalt no 7.

Lousiane

Lousiane

História:

Em 19 de abril de 1902, inspecionou, em Saint Louis, o local da futura Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Compra da Louisiana. Compra realizada pelos Estados Unidos do México. Ele foi, como a maior autoridade no assunto, participar da organização das corridas de dirigíveis.

Março de 1904, SD esteve em Saint Luis para tratar da organização das corridas de dirigíveis.

Em 28 de junho de 1904, encontrou o envólucro do seu SD 7 rasgado por mãos criminosas e abandonou as corridas retornando a Paris.

O que visitar:

Desconhecemos se existe alguma informação sobre Santos Dumont. Possivelmente nas notícias sobre as comemorações do centenário da aquisição do Estado de Louisiane.

Texas

Texas

História:

Em sua peregrinação para que Santos Dumont fosse conhecido na América, Anésia Pinheiro Machado, forneceu diversos materiais promocionais ao Reserarch Center da Universidade do Texas em Austin. Esse feito ocorreu entre 1970 e 1972.

O que visitar:

Gostaria que alguém confirmasse se os materiais fornecidos se encontram em exposição no Reserarch Center da Universidade do Texas em Austin.

EEUU

Santos Dumont nos Estados Unidos

História:

Em 13 de abril de 1902, é recebido por Thomas Edson, inventor da luz elétrica, em seu laboratório em West Orange, N. Y..

Em 16 de abril de 1902, é recebido na Casa Branca por Theodore Roosevelt, Presidente dos EEUU.

Em 19 de abril de 1902, inspecionou, em Saint Louis, o local da futura Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Compra da Louisiana. Compra realizada pelos Estados Unids do México. Ele foi, como a maior autoridade no assunto, participar da organização das corridas de dirigíveis.

Em junho de 1902, a revista North Americam Review publica artigo de sua autoria.

Em 26 de junho de 1903, SD leva em seu dirigível número 9, o único passageiro que efetivamente realizou um vôo em um seu engenho, o menino norte americano Clarkson Potter.

Em 1903, a Columbus Motor Vehicle Co. em Columbus, Ohio, U.S.A. lança por U$ 1.800 o automóvel modelo Santos Dumont

Março de 1904, SD esteve em Saint Luis para tratar da organização das corridas de dirigíveis.

Em 12 de junho de 1904, parte para a Norte América levando seu Dirigível Número Sete para participar das Corridas de Dirigíveis

Em 28 de junho de 1904, encontrou o envólucro do seu SD 7 rasgado por mãos criminosas, e abandonou as corridas retornando a Paris.

Em outubro de 1915, SD voou em um hidro-avião Curtiss na fábrica em Long Island, N.Y..

Em dezembro de 1915, SD no Congresso Científico Panamericano fez conferência abordando o tema “Como o aeroplano pode facilitar as relações entre as Américas. Sua conferência atraiu grande público e causou grande repercussão.

Em dezembro de 1915, o Aeroclube da América convidou SD para ser seu representante no Congresso Panamericano de Aeronáutica, que se realizaria no ano seguinte em Santiago do Chile.

A 9 de março de 1916, teve início o Congresso Panamericano de Aeronáutica, em Santiago do Chile, em que SD foi eleito seu Presidente sendo também o representante do Aeroclube da América.

A 15 de maio de 1916, Alan Rhawlei, Presidente do Aeroclube da América, envia uma carta de congratulações a S.D., pela inauguração do primeiro Serviço Postal Aéreo ligando NovaYork, Filadélfia e Washington.

A 2 de agosto de 1919, parte de navio para os EEUU levando carta do Sr. Edwin V. Morgan, Ministro Norteamericano no Brasil, dirigida ao Sr. Franklin D. Roosevelt, Secretário Adjunto da Marinha, nesta carta era mencionada a possibilidade do estabelecimento de uma linha aérea entre os EEUU e o Brasil, conforme proposta anterior de Santos Dumont no Segundo Congresso Científico Panamericano, realizado naquele país em 1915.

Em outubro de 1973, ano do Centenário de nascimento de SD, o Comité de Nomenclatura da União Astronômica Internacional, por proposta do Museu Nacional do Ar e do Espaço da “Smithsonian Institution” de Washington deu o nome de Santos Dumont, a uma das crateras da Lua.

O que visitar:

Museu Aeroespacial: busto, desenho do balão Brasil e do14bis.

Museu da Força Aérea: foto do balão-dirigível número seis contornando a Torre Eiffel na mesma sala em que uma foto mostra uma aeronave dos Irmãos Wright e sendo lançada por uma catapulta em 1909.

Museu Ferroviário da Pensilvânia: foto de três das locomotivas que pertenceram a Fazenda Arindiúva.

FRIENDS OF THE RAILROAD MUSEUM – DEPT. P

P.X. BOX 125

STRASBURG. PA 17579

PHOTOGRAPHIC ORDER

Number 376: Ramal Dumont no 2, Barão de Inetinga

Number 512: Ramal Dumont no 3,

Number 9946: Barber Aspnalt no 7.

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