ASD

CURRICULUM VITAE

1.1- CRONOLOGIA

20 jul 1873 – Nascimento na casa do Sítio de Cabangu, M.G.

20 fev 1877 – Batizado na Paróquia de Santa Tereza em Casal, Valença R.J. hoje Município de Rio das Flores.

12 fev 1892 – Emancipação lavrada no 3o Tabelião de Notas em São Paulo – S.P.

19 out 1901 – Conquista do “Prêmio Deutsch de La Meurthe” que comprovou a possibilidade de dirigibilidade dos balões.

23 out 1906 – Conquista da “Taça Archdeacon” comprovando a possibilidade do vôo do “mais pesado que o ar”.

23 jul 1932 – Falecimento em Guarujá, S. P.

18 dez 1932 – Translado dos restos mortais de Alberto Santos Dumont de São Paulo para o Rio de Janeiro.

21 dez 1932 – Sepultamento no Cemitério São João Batista R. J.

24 out 1944 – Entrega ao Ministro da Aeronáutica pelo Presidente da Panair do Brasil do escrutínio de ouro em que se acha colocado o coração de Alberto Santos Dumont, sendo guardado no Salão Nobre da Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos.

1.2- FAMÍLIA

1.3 – RESIDÊNCIA

1873 – Sítio de Cabangu, Estação de Rocha Dias, Distrito de João Ayres, Município de Palmira, hoje Santos Dumont, MG.

1874 – Fazenda de Café em Casal, Municipio de Valença, RJ, hoje a localidade foi emancipada como Município de Rio das Flores.

1879 – Alguns meses na Rua Malvina, São Francisco Xavier, Rio de Janeiro.

1879 – Fazenda Arindeuva, Ribeirão Preto, SP. Hoje a casa sede da fazenda é a sede da prefeitura do Município de Dumont.

1891 – Rua Helvécia, São Paulo.

1892 – Rue d. Edimbourg 26, apt, Paris, França.

1894 – Estudou em Bristol, P. Wykeham, Inglaterra

1997 – Paris, França.

1902 – 9 mai – Elysée Palace Hotel, Paris.

1903 – Avenida Champs Elysees 114, Paris, França.

7 set hospedado na casa de José Carlos Rodrigues RJ.

1910 – Alugou uma casa “La Boite” em Benerville.

1913 – Villa Santos Dumont, Benerville, próximo a Deauville, litoral da França.

1914 – Hotel das Paineiras, onde passou o carnaval.

1918 – Encantada, Rua do Encanto 22, Petrópolis, RJ.

1920 – Maio / junho, Hotel Central na praia do Flamengo.

1922 – 9 Mai, Hotel Claridge, Paris.

ago, Hotel Central na Praia do Flamengo.

1923 – ago – Hotel das Paineiras. RJ.

out – Chácara de Dr. Efigênio Salles a Rua Santa Rita Durão no 166.

1924 – fev – Chácara de Dr. Efigênio Salles.

1925 – jan – Casa do cunhado Guilherme na Avenida Paulista no 105, SP.

mar – Aguas em Caldas.

jul – Hotel Claridge na Avenue dos Champs Elysées

jul/ago/set-Clínica de Repouso Valmont em Clion-sur-Montreux, Quarto 32, Suiça.

out/nov Hotel Claridge, Paris

1926 – jan – Hotel du Mont Arbois, Ménège, Suiça.

mar- Porto, Portugal.

set/nov – Clínica de Repouso Valmont – sur-Territet, Montreux, Suiça.

1928-ago – Alugou a casa de Marquês de Soriano “La Casucha” em Biarritz.

1930-out – Casa de Sáude de Préville em Orthez, nos Baixos Pirineus, França.

1931 – Avenida Paulista n. 105 (casa de sua irmã), São Paulo, SP.

dez- Araxá

1932 – Guarulhos.

– Quarto 512, Hotel de La Plage, Guarujá, SP.

+ São Paulo

1932 – 18 dez- Translado para o Rio de Janeiro

21dez-Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, RJ.

1944-24 out-Coração: Sala Santos Dumont-Museu Aeroespacial, Campo dos Afonsos.

1.4.1 – ESTUDOS

– Primeiras letras – irmã Virgínia – Fazenda Arindeuva.

– 1883>1885 – Colégio Culto a Ciência, Campinas.

– Colégio Kopke, São Paulo.

– Colégio Morton, São Paulo.

– Escola Minas de Ouro Preto.

– 1894 Universidade de Bristol, Inglaterra.

– 1992>1896 – Estudou Matemática, Química, Física e Mecânica com o professor Garcia (espanhol), Paris.

Obs: foi o único dos oito irmãos que não completou o curso superior.

1.4.2 – LINGUAS

– Português, inglês, francês e espanhol. alemão?

1.4.3 – LEITURAS

Júlio Verne – Cinco Semanas num Balão

– 20.000 Léguas Submarinas

– Da Terra a Lua

– Robur o Conquistador

– Capitão Nemo

– Miguel Strogoff

1.4.4 – MANIFESTAÇÕES DE OPINIÃO

1901 – 10 set – Carta ao presidente do Aeroclube da França protestando contra as alterações do regulamento do “Prêmio Deutsch de La Meurthe.

– Trabalho publicado: “A Conquista do Ar”, editor Aillaud et Co.

1902 – 04 abr – Carta agradecendo a imprensa da França e ao povo de Paris o seu apoio as suas experiências e declarando que iria continuá-las nos EEUU.

– jun – publicação de artigo na revista “North American Review”

1904 – Editou o livro: “Dans L’Air”

traduções: “Os Meus Balões”

“My Airships”

1905 -15 fev – revista francesa: “Je Sais Tout”. Artigo sobre o futuro da navegação aérea.

1914 – ago 4-Ofereceu seus Serviços ao Ministério da Guerra Francês

-14 ago-Carta as autoridades militares francesas oferecendo sua casa equipada com luneta para observações navais.

1915 – Congresso Cientifíco Panamericano, Conferência: “Como o aero plano pode facilitar as relações entre as Américas”.

1917 – 16 nov – Carta ao Presidente da República sobre o desenvolvimento da nossa aviação militar e naval.

1918 – Editou: “O que eu vi, o que nós veremos”.

1926 – Solicitou que não se desse andamento ao projeto apresentado no Senado o promovendo-o a General Honorífico.

2.1 – ASPIRAÇÕES AERONÁUTICAS

– Leituras das idéias de Júlio Verne

– Observação do flutuar das nuvens

– Observação do deslizar dos pássaros

– Construção de pequenos balões na festas juninas

– Construção de pipas exóticas

– Construção de pequenas aeronaves propulsionadas a hélice movida a elástico

– Jogo de prenda: o homem voa?

– 1888 – Viu pela primeira vez um balão aerostático, numa feira em São Paulo.

– 1891 – nov – Na véspera de partir de regresso para o Brasil viu, pela primeira vez, no Palácio da Indústria, em Paris, um motor a petróleo funcionando.

– 1898 – 23 mar – Primeira ascensão em balão dirigido por Machuron.

2.2 – REALIZAÇÕES AERONÁUTICAS

2.2.1 – RELAÇÃO DOS VEÍCULOS AÉREOS DE SANTOS DUMONT

Brasil – Balão Volume 113 m3 – 04 jul 1998

Livre

Série SANTOS DUMONT

No “1” – Dirigível Volume 180 m3 – Potência 3,5 HP – 18 set 1898

No “2” – Dirigível Volume 200 m3 – Potência 4,5 HP – 11 mai 1899

No “3” – Dirigível Volume 250 m3 – Potência 4,5 hp – 13 nov 1899

No “4” – Dirigível Volume 420 m3 – Potência 7/14 hp – ago 1900

No “5” – Dirigível Volume 550 m3 – Potência 16 hp – 1901

No “6” – Dirigível Volume 630 m3 – Potência 16 hp – 1901

No “7” – Dirigível Volume 1250 m3, Potência 60/2×45 hp – 1902

de corrida

No “8” – Superstição

No “9” – Dirigível Volume 220/261m3 – Potência 3 hp – 1902

de passeio

No “10” – Dirigível Volume 2010 m3 – 1903

onibus

No “11” – Monoplano Superfície 22 m2 – 1905

bimotor

No “12” – Helicóptero 2 rotores de 2 pás de 2,2m2 cada – 1905

No “13” – Dirigível Volume 2750 m3 – Potência 12 hp – 1905

No “14” – Dirigível Volume 186 m3 – ago 1905

No “14 bis”- Biplano – Superfície 80 m2 – Potência 24/50 1906

monomotor

No “15” – Biplano Superfície 14m2 – Potência 100 hp mar 1907

monomotor

No “16” – Dirigível Volume 100 m3, Potência 50 hp – 1907

avião Superfície 5,1 m2

No “17” – Biplano Superfície 14 m2

monomotor

No “18” – Deslizador Potência 100 hp – 1907

aquático

No “19” – Monoplano Superfície 10 m2 Potência 20hp – 1907

monomotor

No “20” – Monoplano Superfície 10 m2 – Potência 20hp

monomotor

No “21” – Monoplano Superfície 10 m2 – Potência 35hp

monomotor

No “22” – Monoplano Superfície 10 m2 – Potência 35 hp – 1909

monomotor

2.2.2 – EXPERIÊNCIAS EM SEUS VEÍCULOS

1898 – 4 Jul – 1a ascenção do Balão Brasil

18 set – tentativa de decolagem do SD-1 no Jardim da Aclimatação -acidente

20 set – Decolagem bem sucedida do SD-1 no Jardim da Aclimatação . Bois de Boulogne (Bagatelle)

1899 – 11 mai – Experiência com SD-2 no Jardim da Acliatação

29 jun – Ascenção com o Balão Brasil – Jardim des Tuileries > Sevran

13 nov – Ascenção com SD-3 – Parque de Aerostação Vaugirard cotornando a Torre Eiffel

20 nov – Ascenção com o SD-3 >Ivry

1900 – 9 set – Ascenção com o SD-4 – Saint Cloud – durante o Congresso Internacional de Aeronáutica

1901-12 jul – Ascenção com SD-5 > Torre Eiffel >Jardin do Trocadero

13 jul – Tentativa do Prêmio Deutsh > Torre Eiffel > Parque residencia barão Rotschild

29 jul – SD-5 >15min < Hipódromo de Longchamps >

4 ago-SD-5 > 8min >

8 ago – SD-5 > Hotel Trocadero

6 set – SD-6 – 1a Experiência casa

18 set – Ascenção:

1a Rompeu haste de comando

2a >Bois de Bologne > cabos de comando > Prado Longchamps

19 set – SD-6 – Prado Longchamps

10 out – SD-6 – Prado Longchamps

11 out – SD-6 -1a experiência > rompe cabo de comando

– 2a experiência > rompe cabo de comando

14 out – SD-6 – desfralda a Bandeira Francesa

19 out – SD-6 – Saint Cloud > Torre Eiffel >Saint Cloud – Prêmio Deutsc

1902 – 29 jan-SD-6 – 1a ascenção em Monaco

– SD-6 – 2a ascenção em Monaco

10 fev – SD-6 – 3a ascenção em Monaco

12 fev – SD-6 – 4a ascenção em Monaco

14 fev – SD-6 – 5a e última ascenção em Monaco>caiu ao mar

1903- 8 mai – SD-9 – 1a experiência – Bagatelle

21 mai – SD9

29 mai – SD-9

30 mai – SD-9

10 jun – SD-9

14 jun – SD-9 >Prado de Corridas Longchamps

23 jun – Sd-9 ? Calçada de sua residência na Avenue des Champs Elysées 114

24 jun – Sd-9 – Bagatelle > ascenção noturna

26 jun – SD-9 – Leva como passageiro omeino norteamericano Clarkson Potter

29 jun – SD-9 >visitou seu antigo campo de operações, o parque de Aerostação de Saint Cloud

5 jun – SD-9 >Prado de Corridas de Autiel

11 jul – SD-9 > Restaurante La Cascade

14 jul – SD-9 > Desfile em Longchamps em homenagem a Queda da Bastilha

19 out- SD-10 –

1904 31 dez- SD-13 – Destruido por um golpe de vento

1905 24 ago -SD-14 – Trouville, Costa do Canal da Mancha

1906 23 jul – SD-14 / SD14bis – Experiência

21 ago – SD-14bis – Experiências – Campo de Polo do Bois de Bologne

e 22 ago – ” ” ” ” “

13 set – SD-14bis – Experiências – Bagatelle < 8m >

23 out – SD-14bis – Bagatelle < 50m > – Taça Archdeacon -primeiro vôo completo

2 nov – SD-14bis – Bagatelle < 220m > Prêmio Aerclub de França

1907 27 mar – SD-15 – Campo de Manobras da Escola Militar em Saint Cyr -Acidente

4 abr – SD-14bis – Campo de Manobras da Escola Militar em Saint Cyr -Acidente

18 jun – SD-16 – Bagatelle

25 set – SD-18 – Principal Experiência

15 nov – SD-19 – Primeiras Experiências com com vôos de 200m

a 17 nov ” ” ” ” ” ” ” “

21 nov – SD-19 – Acidente em Buc

1909 6 abr – SD-20 – Primeiras experiências

13 set – Demoiselle – Saint Cyr > Buc. – Velocidade de 96kmh – duraçao de 5 min 14 set – Demoiselle – Regresso = Buc > Saint Cyr

15 set – Demoiselle – Saint Cyr – Decolagem em apenas 70m – Record.

17 set – Demoiselle – > Chateau d’Aion de Conde Galard em Wideville < 18 km >

18 set – Demoiselle – Saint Cyr – com os braços levantados demonstrando a perfeita estabilidade da aeronave

2.2.3 – VÔOS SOLOS DE OUTROS EM SUAS AERONAVES

29 jun – SD-9 – Pilotado por Aida de Acosta

2.3 – VÔOS SOLOS EM AERONAVES ALHEIAS

1898 – 30 mai – Ascenção noturna envolvido por tempestade

de Perone a Namur, Bélgica.

– 25 out – Balão livre, duas horas de Paris a Vicarnes

1899 – 12 jun – Balão “América”, 22 horas no, Taça dos Aeronautas,

325 km,

25 jun – Balão “Aeroclub”

5 jul – Balão “Aeroclub”

1900 – 29 mar – Balão livre “Centauro” de Nice a Vallouris

1901 – jun – três ascenções no Balão Fatum de Emmanuel Aimé

1906 – 30 set – Ascenção no Balão Deux Ameriques de Paris a Bernay Disputa da Taça Gordon Ameriques

2.4 – VÔOS ACOMPANHADOS

2.4.1 – CONDUZINDO PASSAGEIROS

1898 – 30 mai – Barão de Beneville e Mademoiselle De Forest

1898 – 26 jun – Clarkson Potter no no 9 (menino americano)

1907 – 10 ago-Dr. Antônio Prado Junior e senhora e o Sr. Edgar Prado no balão livre Lutéce.

2.4.2 – SENDO CONDUZIDO COMO PASSAGEIRO

1898 – 23 mar – Sua primeira ascenção, em balão conduzido por Machuron

1906 – jul – Balão Livre Pampeiro, junto com o proprietário argentino Aaron Anchorena

1909 – 12 jun – Primeiro vôo em avião, conduzido por Louis Bleriot em Issyles Moulineaux

1915 – out – Hidroavião Curtiss na fábrica em Longisland

1916 – 5 mar – Conduzido pelo aviador chileno David Fuentes sobre Valparaiso e Viña del Mar

1918 – 12nov – Vôou em um hidroavião e o Presidente Wenceslau Braz em outro em visita a Escola Naval?

1921 – abr – Conduzido pelo 1o Tenente Atílio Cattaneo em um avião biplano no aeródromo militar de Palomar

2.4.3 – EM PARCERIA

1922 – 14 mai – Última ascenção aerostática, na companhia do Conde de La Vaulx no Balão Livre La Cigogne, sobre Paris

2.5 – ACIDENTES E INCIDENTES

1898 – 18 set – Decolagem do no “1” a favor do vento.

1899 – 11 mai – Decolagem do no “2”

1900 – 29 mar – Aterragem do Balão Centauro

– 19 set – Quebrou o leme do no 4

– 12 jul – Defeito no leme do no 5

1901 – 13 jul – Aterragem forçada do no 5

– 04 ago – Dificuldade com o cabo pendente do no 5

– 08 ago – Choque do no 5 com o Hotel Trocadero

– 06 set – Colidiu com uma casa com o no 6

– 18 set – Descida para concertar o leme do no 6

Descida para concertar os cabos de comando do no 6

– 19 set – Acidente grave com o no 6

– 11 out – Por duas vezes rompe o cabo do leme de direção do no 6

1902 – 14 fev – Caiu ao mar na Baia de Mônaco o no 6

1903 – 5 jul – Princípio de incêndio no motor do no 9, apagando com o chapéu.

1906 – 30 set – Feriu-se nas engrenagens existentes na nacele do Balão

Deux Amériques

23 out – Queda ao término do vôo de 60 metros no 14-bis

1907 – 27 mar – Acidente na tentativa de decolagem do no 15

04 abr – Acidente na aterragem do “14 bis”

18 jun – Acidente na tentativa de decolagem do no 16

21 nov -Acidente com o no 19 em Buc.

2.5.2 – SABOTAGENS

– 1902 – maio – 27 – Santos Dumont foi a Londres a convite para fazer experiências com seu balão-dirigível número 6, ainda, pelas comemorações da Conquista do Prêmio Deutsch. No dia 27 de maio de 1902 encontra o envólucro do seu dirigível rasgado no Crystal Palace, por sabotadores.

1904 – junho – 27 / 28 – Durante a noite indivíduos entraram no hangar onde estava o no 7 e maldosamente inutilizaram seu envólucro, em Saint Louis, Louisiane, EE UU. Santos Dumont foi para lá com seu balão-dirigível número 7 para participar das corridas de dirigíveis pelas comemorações do Centenário da aquisição do Estado de Lousiane pelo EEUU do México. Corridas que ele assessorou na sua organização como o maior expert do mundo.

3.1 – EXPERIÊNCIAS VIVIDAS

Construiu balões juninos

Construiu pipas

Construiu pequenas aeronaves

Dirigiu locomóveis

Dirigiu locomotivas

Efetuou 30 travessias do Atlantico

Dirigiu automoveis a gasolina e elétricos

Dirigiu carroças puxadas a cavalo e a avestruz

Ascendeu mais de 45 vezes em balões livres

Projetou e dirigiu a construção de um balão livre

Projetou e dirigiu a construção de 12 dirigíveis

Experimentou 11 dirigíveis

Ascendeu mais de 57 vezes em dirigíveis de sua própria construção Projetou e dirigiu a construção de 7 aeroplanos

Experimentou 6 aeroplanos de sua própria construção

Voou mais de 38 vezes em aeroplano

Projetou, construiu e experimentou um deslizador aquático

Particiou de corridas de automóveis

Participou de corridas de cães

Encadernou livros

Criou inúmeros aperfeiçoamentos Tecnológicos

Gerenciou fazenda de gado

Projetou e orientou a construção de duas residências.

Projetou e orientou a construção de três hangares para aeronaves.

Realizou observações astronômicas.

3.2 – APERFEIÇOAMENTOS TECNOLÓGICOS

-Construção de aeromodelos propulsionados à hélice movida a elástico.

-Aperfeiçoamento de processo de seleção de grãos de café.

-Redução do tamanho dos balões livres.

-Uso de seda japonesa em balões.

-Aumento da relação potencia / peso dos motores a combustão.

-Aplicação de motor a petróleo em dirigíveis aéreos.

-Colocação de balonetes de ar em dirigíveis.

-Aplicação de pesos deslocáveis em dirigíveis.

-Uso de lastro de água em balões e dirigíveis ao invés de areia.

-Utilização de cordas de violão na suspensão em dirigíveis.

-Utilização de cabos de aço em dirígiveis.

-Criação da aeronave mais-pesada-que-o-ar.

-Redução da área das asas das aeronaves, dso 80 metros quadrados do 14bis para dez nos Demoiselles.

-Aperfeiçoamento de magnetos em motores a explosão.

-Aperfeiçoamento de carburadores de motores a explosão.

-Divisão do envólucro dos dirigíveis em compartimentos semindependentes.

-Criação do equipamento auxiliar de partida para motores de aeronave.

-Criação dos ailerons.

-Desenvolvimento de deslizador aquático (precursor dos aerobarcos).

-Dispositivo para auxiliar esquiadores.

-Dispositivos para auxiliar alpinistas.

-Lista de verificação para antes das decolagens.

-Utilização de avestruz para puxar carroças.

-Utilização de relógio no pulso ao invez de na algibeira, 1909.

-Estudos para o vôo individual.

-Dispositivo para orientar a direção dos cachorros em corridas.

-Criação do Transformador Marciano ?

-Criação do canhão lança-amarras para salvar náufragos.

3.3 – COMPETIÇÕES

Infância – Jogo de prenda: “Passarinho Vôa”.

1897 – Reide Paris-Nice de automóvel Panhard em 54 horas.

1899 – 21 mar – Corrida de automoveis Nice-Castellanes-Nice-Paris- desclassificado nas eliminatórias.

– 15 abr – almoço das apostas: que antes de 31 mai desceria no terraço do Automóvel Clube

1899 – 24 mar – Corrida Nice-Laturbe – 3o lugar.

– 12 jun – Taça dos Aeronautas – Competiçào de distância em balão livre – 4o lugar com 325 km

1901 – 19 out – Prêmio Deutsch de La Meurthe – primeiro dirigível a ir de Sant Cloud a Torre Eiffel e retornar em até 30 minutos – Vencedor e único competidor.

1904 – Corrida de dirigíveis em Saint Louis, EUA não competiu por ter sido sabotado seu dirigível.

1906 – 30 set – Corrida de balões livres desistiu por ter se ferido nas engrenagens do balão “Deux de Ameriques”

– 23 out – Taça Archdeacon – Pprimeiro vôo de 25 metros em aeroplano – venceu o com o 14 bis em vôo de 60 metros.

– 12 nov – Prêmio Aeroclub de França – Primeiro vôo de mais de 100 metros – Venceu o com o 14 bis com o record de 220 metros

1907 – Inscreve-se no Prêmio Deutsch Archdeacon – Circuito fechado de 1km – Venceu a competição Henri Farman em 13 jan 1908

1909 – 13 set – Recorde de velocidade: 96 km/h numa Demoisele

– 15 set – Recorde de distância mínima de decolagem: 70 metros numa Demoisele.

1916 – 07 jun – Reide automobilistico São Paulo – Ribeirão Preto: realizou-o em seis dias.

1924 – Corrida de cães em Paris: ganhou um prêmio com seu cão “Sableur du Diable”.

4.1.1 – MULHERES EM SUA VIDA

Alberto Santos Dumont dedicou um carinho especial as mulheres em sua vida. Usou os homens para construir seus inventos e as mulheres para usurfruir deles.

-Jovem Amélia Ferreira Mendes, que flertava com ele quando passava na frente de sua casa visinha a Fazenda Arindeúva, lá pelos idos de 1990.

-Mademoisele De Forest, em junho de 1898, foi passageira em sua primeira ascenção em que levou acompanhante.

-Princesa Isabel, em 1 de agosto de 1901, presenteia-o com uma medalha de São Bento, o santo protetor, após um acidente.

-Mne Denicau, proprietária do Hotel Trocadero, intimou-o judicialmente, em 27 de agosto de 1901, pelos danos causados a uma das casas do hotel por ocasião do acidente do seu dirigível no 5, em 8 de agosto de 1901.

-Descobriu-se que era ele que colocava todos os meses cem francos numa caixa de correio onde moravam duas senhoras na Rua Chaptal.

-A Sociedade de Mulheres Jornalistas da Inglaterra, em 26 de novembro de 1901, oferece uma recepção no Essex Hall em Londres.

-Imperatriz Eugênia, viuva de Napoleão III, juntamente com sua sobrinha, Srta d’Allonville, visita seu hangar em Nice, 24 jan 1902.

-Aida de Acosta, cubana, após algumas aulas dirige sózinha o Santos Dumont no 9, em 29 de junho de 1903 – Torna-se a primeira mulher na história da humanidade a andar e dirigir um dirigível.

-Em 18 de setembro de 1903, em Campinas no almoço na casa de Barão de Ataliba Nogueira sentou-se entre a esposa do Barão e a esposa de Coelho Neto, foi saudado pela jovem Isabelita Barbosa de Oliveira a qual recitou inteligentemente a poesia “Plein Ciel” de Victor Hugo.

-Nas recepções, em sua homenagem, em Campinas beijava com cerimonia as mãos e as faces das moças e senhoras que o cumprimentavam. Essa mania do inventor fez com que um jornalista compusesse a seguinte triolé:

Santos Dumont em Campinas
“Beijou toda a moçarada,
Beijo grossas, beijou finas,
Santos Dumont em Campinas.
E dizem as tais meninas
que o beijar não custa nada,
Santos Dumont em Campinas,
Beijou toda a moçarada.”

Em outubro de 1903 ao regressar de Belo Horizonte para o Rio o trem parou em Barbacena quando beijou a jovem Pepita Quintão pedindo que transmitisse as demais jovens de Barbacena

Em março de 1916 ao chegar a Valparaiso no Chile após a alvoroço que foi a sua chagada triunfal no hotel perguntou ao diplomata Luís Gurgel do Amaral: seu Amaral, como vamos aqui de mulhersinhas?

A 10 de agosto de 1907, sobe no balão Lutece com mais três pessoa entre elas a D. Eglantina Prado. Quando o balão iniciou a subida a menina Maria Helena gritou par a mãe para trazer uma estrela do céu

Por ocasião de sua conquista do prêmio Deutsch a gaúcha Ângela Correia de Melo queria conhece-lo pessoalmente mas a família impediu.

-Miss Mac Kay e Miss Taylor, experimentam o seu Ônibus Aéreo, o no 10, como balão cativo.

-Rainha Natália da Sérvia o visita em 1903,

-Rainha Elisabeth da Bélgica o visita em 1903.

-Batizou o motor de seu 14bis de Antoniette, nome da filha do construtor do motor, Leon Lavavasseur, 1906.

-No final de 1906 fez a primeira encomenda de um relógio de pulso a Cartier para dar de presente a sua amiga Belle de Neuilly.

-Luiza Villagran Junior, chilena, conheceu-a no Congresso Panamericano de Aeronáutica, 1916. Até hoje sua foto com dedicatória encontra-se em um porta retrato na Encantada, em Petrópolis.

-Janine Voison, pediu a mão ao seu pai Gabriel Voison o qual negou devido Alberto ter 50 anos e ela apenas 17 anos, 1923.

-A Srta Porgés, campeã de esquiação francesa, e Yolanda Penteado, em 1926, experimentam aplicado em suas costas o empurrador de esquiadores.

-a Sra Silva Telles, em dezembro de 1928, experimentou em suas costas o aparellho denominado Transformador Marciano que seria destinado ao vôo individual.

-Em 21 de março de 1921, de sua casa em Petrópolis, escreve ao João, caseiro do Sítio de Cabangu, para esperar o trem com uma escadinha afim de que pudesse descer ali uma senhora que ia em sua companhia. O que ele ia fazer com uma senhora naquele rincão ninguém sabe; mineiro trabalha em silêncio.

Em 5 de fevereiro de 1927 envia a Mme. Franklin Sampaio um livro encadernado por ele na clínica em que se tratava para vender como contribuição a uma obra beneficiente em Petrópolis.

A mais popular de suas naves, deu um nome feminino: Demoiselle,

Não podemos esquecer a sua irmã Virgínia que lhe ensinou as primeiras letras e Dona Francisca que lhe deu a luz.

Era um homem tão excêntrico, que andou de avião quando ninguém ainda fazia isso.

Seu nome, Santos Dumont, e de seus inventos, 14bis e DemoiseLle, é lembrado em logradouros, escolas, restaurantes, cidades e mesmo em uma cratera na Lua. Constitui o personagem de maior orgulho nacional sendo portanto justo que todos queiram ter ele como um igual.

4.2 – JUSTIÇA

4.2.1 – COMO RÉU

A 27 de agosto de 1901 foi intimado pela proprietária do Hotel Trocadero a pagar 150 francos pelos prejuizos causados a casa sobre a qual ele caiu com seu dirigivel número “5” no dia 8 anterior. Ele pagou dois dias depois os prejuizos.

4.2.2 – COMO AUTOR

Recorreu a justiça contra a Fábrica de Automóveis Darraq que tendo sido encarregada da usinagem e montagem final do motor do Santos Dumont no 20, estava tentando registrar a patente para vender o motor face a popularidade do Demoisele. Santos Dumont havia aperfeiçoado o motor Darraq para 35 HP e obteve ganho de causa pois suas invenções eram de domínio público.

4.2.3 – SABOTAGENS

– 1902 – 27 mai -Rasgado o envólucro do seu no 6 no Crystal Palace, Londres

– 1904 – 27/28 jun – Inutilizado o envólucro do no 7 em Saint Louis, Louisiane, EE UU.

4.3.0 – ANDANÇAS

DATA CHEGADA SAÍDA

(destino)

local> : partida

1873- 20 jul Cabangu, Palmira, MG. (Nascimento) >1874

CHEGADA

1874- > Casal, Município de Valença, RJ. > 1879

1879- Rua Malvina, São Francisco Xavier, Rio de Janeiro, RJ.

1879- Fazenda Arindeuva, Ribeirão Preto, SP.

1883- Campinas, estudou

1885 São Paulo, estudou

Ouro Preto, estudou

1888 São Paulo, compareceu a uma Feira

Fazenda Arindiuva >1891

Brasil >1891-abr >Vapor Elbe

1891 >Europa

? nov Vapor Portugal

nov >Rua Helvécia, São Paulo, SP

1892 12fev >São Paulo

mai >Europa

set Rue d. Edinbourg 26, apt, Paris

20 nov- Vapor Orenoque

6 dez >Rio de Janeiro

1893 jan >Paris

jun, jul >Londres>

1894 Bristol P Wykeham

Brasil

1897 Paris> Automóvel Panhard (corrida)

>Nice

>Paris

>Direção a Amsterdam de triciclo (corrida)

1899 30jan Nice

Nice-Castellanes-Paris (corrida)

Nice-Laturbie

1900 16 dez Nice, curando-se de pneumonia

26 dez Paris

1901 jan Nice

Paris

nov 12 >Monaco

nov,22,8hs >Londres

28nov Londres>

Paris

1902 jan 2 >Nice

mar 4 >Londres

mar 24 >Londres

4 abr Southampton>

Vapor Deutschland

10abr >Nova York

15 abr Nova York>

>Washington

19 abr >Saint Louis

1 mai Vapor La Savoie

9mai >Paris

18 mai >Londres

26 mai >Londres

27 mai Londres>

Paris

Vapor La Savoie

22 jul >Nova York

14 ago Nova York>

Vapor Touraine

1903

20 ago> Paris>

Vapor Atlantique

set 7 >Rio de Janeiro

set 10 >São Paulo1

12set >Rio de Janeiro

17set >São Paulo

18set São Paulo>

Campinas

19set São Paulo>

Trem noturno

20set >Rio de Janeiro

20set Rio de Janeiro>

Trem

21set >Belo Horizonte

21set Belo Horizonte>

22set Belo Horizonte>

>Barbacena>

Palmira

>Juiz de Fora>

23 set >Rio de Janeiro

16:30hs Vapor Atlantique

set 25 >Salvador>

>Recife>

>Lisboa>

11out >Paris

1903 Av. Champs Elysees 114, Paris.

1904 Estados Unidos>

28 mar >Paris

12jun Paris>

>Havre

Navio Savoie

27/28jun Saint Louis

1 jul Saint Louis>

Nova York

14 jul >Paris

1907 6jun >Essem, margens do Reno.>

1910 verão >Bénerville

1913 Villa Santos Dumont, Beneville, França>

Vapor Blucher

1914 jan 2 >Rio de Janero

jan 4 Rio de janeiro>

Petrópolis

Vapor Verdi

jan 28 >Santos>

>São Paulo

12 fev >Rio de Janeiro

jul

>Europa

1915 out 7 >Estados Unidos

1916 fev 5 >Nova York

mar 2 Vapor Huasco>

Valparaiso, Chile

mar 9 Santiago

Argentina( Buenos Ayres)

Vapor pelo Rio Paraná

abr 24 >Foz do Iguaçú

abr 24 Foz do Iguaçú>

Cataratas

abr 26 >Foz do Iguaçú

abr 28 Foz do Iguaçú>

À cavalo

mai 3 >Guarapuava

automóvel

mai 5 >Ponta grossa>

trem

mai 5 >Curitiba

mai 6 >trem

>paranagua

>automovel

>curitiba

mai 9 >trem

>São Paulo

Rio de Janeiro

29mai Palmira e cabangu

jun 7 São Paulo>

automovel

jun12 >Ribeirão Preto

jul >Argentina

1917 Rio de Janeiro

1918 Rua do Encanto 22 Petrópolis, RJ.

nov 12 Rio de Janeiro

1919 ago 2 Rio de Janeiro>

>Estados Unidos

set Estados unidos>.

Navio

>Guaiaquil>

>Quito>

Navio

>Calláo>

>Lima>

Navio

>Arica>

out 5 >La Paz

out 8 La Paz>

Estrada de rodagem

out 8 >Tupiza

>La Quiaca>

Atocha>

Tucuman>

Estrada de Ferro

Buenos Ayres

dez 4 e 5 Bias Fortes -Barbacena

dez 15 Rio de janeiro

1920 fev/mar Encantada

mai/jul Rio de Janeiro

Viagem pela América do Sul

1921 abr >Argentina

1922 Brasil>

Vapor Lutetia

mai 9 >Paris

jul 29 >Vapor Lutetia

ago 14 >Rio de Janeiro

set 22 São Paulo

Interior paulista

nov Argentina e Chile

1923 abr 23 >Europa

Portugal (Porto)

Vapor Lutetia

ago 11 >Rio de Janeiro

out Palmira>

out >Belo Horizonte

1924 fev >Belo Horizonte

abr 6 Rio de Janeiro>

>Europa

1925 jan São Paulo

mar Caldas

jul Vapor Massilia

jul >Paris

jul 18 >Suiça

out/nov Paris

1926 Suiça

mar Porto (Portugal)

set/nov Suiça

dez Suiça

1927 mai Suiça

ago Suiça

ago Paris

1928 ago Biarritz

dez 3 >Rio de Janeiro

1929 jan >Europa

1930

out Orthes, Baixos Pirineus, França

1931 jan/fev Orthes, Baixos Pirineus

abr 15 ainda em Orthes

mai 28 >lutetia

jun Brasil

trem

jul 10 >São Paulo, Av. Paulista n,105, SP.

nov 21 São Paulo>

Araxá

1932 mai São Paulo>Guarulhos

Guarujá

jul 23

dez 18 São Paulo>

>Rio de Janeiro

dez 21 São João Batista

1944 out 24 Coração>Afonsos

?Pirassununga

Afonsos (Museu Aeroespacial)

Sala Santos Dumont

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