ASD

FOTOS

19/10/1901 – HÁ 120 ANOS SANTOS DUMONT RECEBIA O “PRÊMIO DEUTSCH DE LA MEURTHE"

A Torre Eiffel já era um símbolo de Paris no final do século 19 quando o empresário Henry Deutsch lançou um desafio aos primeiros aviadores da época: um prêmio de 100 mil francos ao primeiro piloto que conseguisse contornar a maior estrutura metálica da capital francesa e voltasse ao seu ponto de partida em trinta minutos. O prêmio esteve disponível de 1 de maio de 1900 até 1 de outubro de 1903. No dia 19 de outubro de 1901, depois de várias tentativas e testes, a bordo do dirigível Nº 6, Santos Dumont cumpriu o trajeto de ida e volta entre Saint Cloud-Torre Eiffel-Saint Cloud (11.000 metros) em 29m30s, a uma velocidade de 22 km/h. Num gesto de caridade, ele deu metade do prêmio para sua equipe e a outra metade para os pobres de Paris.



SÍTIO CABANGU

Sitio de Cabangu, onde nasceu a 20 de julho de 1873.
Sua família morou ai de 1872 a 1875.



FAZENDA DO CASAL

Em 1873, a Fazenda do Casal pertencia ao meu avô materno Comendador Francisco de Paula Santos. Quando o meu pai, Henrique Dumont, acabou a empreitada de construção do trecho da subida da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais da Estrada de Ferro Central do Brasil, meu avô convidou-o a administrar sua Fazenda do Casal.


BATIZADO

No dia 20 de fevereiro de 1877, fomos batizados, eu e minha irmã Sophia, na Igreja de Santa Teresa. O Padre Theodoro Theotônio da Silva Carolina celebrou o nosso batismo. Os meus padrinhos foram: Dr. José Augusto de Paula Santos e Dª Maria Rosalina Dumont. Os padrinhos de minha irmã foram: Comendador Francisco de Paula Santos e Dª Joanna Perpétua de Oliveira Santos representada por uma procuração de Dª Maria Rosalina Dumont.




ASD - AGENDA SANTOS DUMONT
Todos os Direitos Reservados
Jocimar Pequeno - 2021