COMEMORAÇÕES ATUAIS

CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÃO DA VIDA DE ALBERTO SANTOS DUMONT

Para saber sobre as possíveis comemorações verificar nos locais onde se encontra.
JANEIRO
01/01/1914Aproxima-se do Rio de Janeiro vindo da Europa a bordo do Vapor Blucher. Foi recebido no dia seguinte, 2, com grande recepção.
FEVEREIRO
12/02/1892Emancipação de Alberto pelo seu pai no 3º Tabelião de Notas de São Paulo.
20/02/1877Batizado de Alberto na Igreja da Paróquia de Santa Teresa – No atual Município de Rio das Flores. A Prefeitura de Rio das Flores vem, desde 2001, comemorando esta data. Prefeitura (24) 458 12 23. Secr. de Cultura (24)458-1271 e-mail: pmrf@wol.com.br
MARÇO
23/03/1898Primeira ascensão em um balão em companhia do aeronauta francês Alexis Machuron. Saiu do Parque de Aerostação de Vaugirard em Paris e desceu nos terrenos de Chateau de La Ferriére, propriedade de Alphonse de Rotschild.
ABRIL
18/04/1918Aquisição do terreno na Rua do Encanto n. 22 em Petrópolis, RJ., onde construiu seu Chalé “Encantada”- local mais visitado hoje em dia. Secretaria da Cultura da Prefeitura de Petrópolis. (24) 231 30 11, Petrotur 0800 241516 fcpetro@compuland.com.br
JUNHO
29/06/1903A cubana Ainda de Acosta pilota sozinha o Dirigível Santos Dumont Número Nove, tornando-se a primeira mulher do mundo a pilotar um aeronave.
JULHO
04/07/1898Ascensão de seu primeiro engenho: o Balão Brasil. Evolui a partir do Jardim da Aclimatação. Uma das alamedas do Jardim da Aclimatação tem o nome de Santos Dumont.
20/07/1832Nascimento de Henrique Dumont na Casa da Gunda, em Diamantina, MG. Ele viria a se tornar o Avô da Aviação.
20/07/1873Nascimento de Alberto no Sítio de Cabangu no atual Município de Santos Dumont. MG. Nesta data realiza-se solenidade no Sitio, Tel. da Prefeitura de Santos Dumont, (32) 251 3319. Situada na rodovia que liga Rio a Belo Horizonte entre Barbacena e Juiz de Fora.
20/07/1969Primeira vez em que um ser humano pisa o solo lunar.
23/07/1932Falecimento de Alberto no Hotel de La Plage em Guarujá, SP. Há um busto em frente ao local em que se localizava o hotel.
30/07/1832Batizado de Henrique Dumont na Igreja de Santo Antônio em Diamantina.
SETEMBRO
06/09/1856Casamento de Henrique Dumont e D. Francisca de Paula Santos, na Igreja da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, Minas Gerais.
07/09/1931O Tabelião Renato Mascarenhas do Cartório do 2o Ofício de Sorocaba lavra seu 2o e último testamento.
13/09/1906Primeira vez em que o 14 bis saiu do chão pelos seus próprios meios dando um salto de 8 metros numa corrida no Campo de Bagatelle.
20/09/1898Primeira ascenção efetiva do seu Balão Dirigível Santos Dumont Número Um. Saiu do Jardim da Aclimatação indo até o Bois de Boulogne. Primeira vez em que na história da humanidade uma aeronave efetivamente deslocou-se no ar pelos seus próprios meios. Pela primeira vez foi utilizada uma hélice acoplada a um motor movido pela energia do petróleo. Até hoje é assim pois uma turbina a jato é composta por um conjunto de pasinhas de hélice movidas pela energia do petróleo. Pode ser considerado
20/09/DIA DA PROPULÇÃO AÉREA.
OUTUBRO
19/10/1901Conquista do Prêmio Deutsch da La Meurthe, ficando oficialmente comprovada a dirigibilidade dos balões. As 14:42 (horário de Paris), foi solto pelo sr. Gérome o cabo pendente do seu Balão Dirigível Número Seis iniciando a partida de Saint Cloud. As 15:11:30 hs, (no Brasil, 12:11:30 hs) ele passou na vertical do ponto de saida, mas devido a velocidade fez uma volta e o cabo pendente foi seguro as 15:12:40 hs. Foi considerado o tempo oficial de 29:30, entre a saída e a passagem sobre a vertical de Saint Cloud. Este fato significa que Oficialmente fica provado que o ser humano podia utilizar a atmosfera como mais uma via de locomoção e transporte. Na Praça Santos Dumont, em Saint Cloud, na França um monumento com um Ícaro registra este feito.
23/10/1906Primeiro vôo oficial de uma aeronave mais-pesada-que-o-ar sem auxilio de equipamentos externos. O 14 bis pilotado por Alberto efetuou um vôo de aproximadamente 60 metros em Bagatelle, superando os 25 metros exigidos pela Taça Ernesto Archdeacon. Um monumento em Bagatelle em Paris registra este feito.
24/10/1944Seu coração, dentro de um escrutínio é entregue no Campo dos Afonsos, onde se encontra hoje, ao Ministro da Aeronáutica Salgado Filho, por uma tripulação da Panair do Brasil. Atualmente ele se encontra na Sala Santos Dumont, no Museu Aeroespacial.
NOVEMBRO
12/11/1906Primeiro recorde de aviação. O 14bis faz um vôo de 220 metros de distância no Campo de Bagatelle, vencendo o Prêmio Aeroclube de França, o qual exigia um vôo de cem metros. Dia da Aviação na França.
DEZEMBRO
21/12/1932Seu corpo é colocado no Túmulo no São João Batista, sob forte temporal. O céu chorava a ausência daquele que tanto compartilhou da sua companhia.
JANEIRO
01/01/1914Aproximava-se do Rio de Janeiro a bordo do Vapor “Blucher” vindo da França.
02/01/1902Chegada de Santos-Dumont em Nice, vindo de Paris, tendo levado de trem o seu balão dirigível n.º 6 e o seu automóvel.
02/01/1914Chegada de Santos-Dumont ao Rio de Janeiro, a bordo do vapor “Blucher”, tendo tido uma recepção triunfal.
03/01/1902Encontra-se em Nice a convite do Príncipe de Mônaco para as experiências com seu Balão Dirigível No 6, sobre o Mediterrâneo.
04/01/1910Sofreu um acidente, em Marmelon le Grand, com seu Demoiselle, tendo se machucado.
04/01/1914Foi para Petrópolis.
05/01/1914Estava em Petrópolis.
06/01/1928Enviou uma carta ao cunhado, Dr. Guilherme Villares, declarando que concordava em fazer uma doação de 50 contos de réis à Santa Casa de São Paulo, para construção do pavilhão em homenagem aos pais de Santos-Dumont.
06/01/1930Foi concedida, na França, patente de um seu invento de um dispositivo para ser aplicado nas pistas de corridas de cachorros.
07/01/1916Participava do Segundo Congresso Científico Pan-Americano em Washington
08/01/1916Encerrou-se o Segundo Congresso Científico Pan-Americano. Nessa ocasião foi convidado pelo Aero Club da América á representá-lo no Congresso Pan-Americano de Aeronáutica que se realizaria no Chile em março seguinte.
09/01/1916Encontrava-se em Washington.
10/01/1926Encontrava-se em Megéve, França.
11/01/1926Encontrava-se em Megéve, França.
12/01/1904Faleceu Henri Lachambre, construtor dos seus balões.
13/01/1926Encontrava-se em Menége, França.
14/01/1923Escreveu, da Encantada, ao Cel José Jorge informando de sua próxima viagem a Europa e perguntando sobre propostas de compra de suas terras ao redor de Cabangu.
14/01/1926Escreveu uma carta, de Megéve, França, ao embaixador do Brasil na Sociedade das Nações, Afrânio de Melo Franco, oferecendo um prêmio de 10.000 francos para a melhor obra escrita sobre o problema da interdição dos problemas aéreos como arma de combate e de bombardeio.
15/01/1924Encontrava-se na Encantada.
16/01/1924Escreve de Petrópolis, ao Cel José Jorge dando prioridade a venda do gado ao invés das terras.
17/01/1902Tratava da terminação da construção do hangar em Nice para os vôos do No 6 sobre o Mediterrâneo.
18/01/1902Terminou a construção do hangar destinado a abrigar o balão dirigível n.º6, em Nice. O hangar ficava no Boulevard de La Condamine. O hangar tinha 55 metros de comprimento, 10 de largura e 15 metros de altura. As portas pesavam 4.400 quilogramas mas, podia ser movimentada com pequeno esforço.
18/01/1933Decreto Estadual n.º 5.806, do Governo de São Paulo, isentando do pagamento do imposto de transmissão os bens deixados por Santos-Dumont ao morrer.
19/01/1902Encontrava-se em Nice preparando o no 6 par os vôos sobre o Mediterrâneo.
20/01/1902Encontrava-se em Nice preparando os vôos do no 6 sobre o Mediterrâneo.
21/01/1902Os rejeitos químicos da produção de hidrogênio, para seu balão tingiram de vermelho o mar da “Côte d’Azur” na Baía de Mônaco.
22/01/1923Escreve, da Encantada, ao Cel José Jorge que não queria vender a Casa de Cabangu nem as terras que a cercam.
23/01/1902O “Evening News” de Londres publicou a notícia dos estragos causados pela produção de hidrogênio na Baia de Mônaco.
24/01/1902A Imperatriz Eugênia, viúva de Napoleão III, o visitou em seu hangar em Nice.
25/01/1902O “Matin” de Paris, publicou a notícia da visita de da Imperatriz Eugênia ao seu Hangar.
26/01/1902Encontrava-se em Nice preparando os vôos do no 6 sobre o Mediterrâneo.
27/01/1914Encontrava-se no vapor “Verdi” nas costas do Brasil entre Rio e São Paulo.
28/01/1914Chegou em Santos, pelo vapor “Verdi” e se dirigiu para São Paulo onde ficou hospedado na casa de sua irmã Virgínia, casada com o Dr. Guilherme de Andrade Villares.
29/01/1902Realizou as primeira e segunda ascenção com o seu Balão-dirigível n.º 6, na Baía de Mônaco.
30/01/1899Chegadou a Nice, vindo de Paris, tendo se hospedado no “Cosmopolitan Hotel”.
31/01/1899O “Le Phare du Littoral”de Nice, publicou sua chegada.
EM DIA INCERTO DE JANEIRO
00/01/1893Estava de regresso em Paris procedente do Brasil.
00/01/1909Recebeu o seu primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aero Clube de França; foi a primeira vez que foram expedidos tais brevês, tendo sido contemplados, além de Santos-Dumont, mais outros sete aviadores; com outros brevês recebidos posteriormente, Alberto Santos-Dumont passou a ser o único aeronauta do mundo detentor, ao mesmo tempo, dos brevês de balão livre, de balão dirigível, de aeroplano biplano e de aeroplano monoplano.
00/01/1915Recebeu, na Europa, da diretoria do Aeroclube da América, um convite para participar do “Segundo Congresso Científico Panamericano”.
00/01/1917Visitou a Escola de Aviação Naval, na Ilha das Enxadas na Baía de Guanabara.
00/01/1925Esteve hospedado na casa do seu cunhado, o Dr. Guilherme de Andrade Villares, na Avenida Paulista n.º 105, em São Paulo.
00/01/1926Achava-se em Mégève na Suiça, hospedado no Hotel du Mont Arbois.
00/01/1929Regressou à Europa.
00/01/1931Permaneceu na Casa de Saúde de Préville, em Orthez, nos Baixos Pirineus, tendo entrado em convalescença no dia 5 de fevereiro de 1931. (Cartas do sobrinho Jorge Dumont Villares, em Orthez, ao Sr. Cândido
FEVEREIRO
01/02/1931Estava em tratamento na Casa de Saúde de Préville, em Orthez, nos Baixos Pirineus, tendo entrado em convalescença no dia 5 de fevereiro de 1931. (Cartas do sobrinho Jorge Dumont Villares, em Orthez, ao Sr. Cândido Campos em Paris).
01/02/1902Partiu de Nice para Paris. As más condições atmosféricas lhe impediam de fazer ascenções com seu dirigível no 6 e, também, realizar obras no seu hangar. s, a fim de tratar da construção do seu balão dirigível n.º 7.
02/02/1899Chegada em Nice, vindo de Paris, tendo se hospedado no “Cosmopolitan Hotel.
03/02/1930Foi concedida, na França, a patente de um “canhão lança-amarra”, para salvamento de náufragos.
04/02/1902Estava em Paris tratando da construção do seu Balão-dirigível no 7.
05/02/1916Partiu de Nova Iorque para o Chile.
06/02/1902“The Satandart” Londres, publicou sua intenção de participar da competição de dirigíveis pelo centenário da aquisição pelos Estados Unidos do Estado de Louisiane.
07/02/1923Encontrava-se no Rio de Janeiro.
08/02/1902Regressou a Monte-Carlo.
09/02/1902Estava em Monte Carlo.
09/02/1949Instalou-se na cidade de Santos-Dumont a “Fundação Casa de Cabangu”, com o objetivo de proteger sua casa natal e de cultivar a sua glória.
10/02/1902Realizou sua terceira ascenção com o seu Balão-dirigível n.º 6 na Baía de Mônaco.
11/02/1902Estava em Monte Carlo
12/02/1892Foi emancipado pelo seu pai no Cartório do 3º Tabelião de Notas, de São Paulo.
12/02/1899Se inscreveu na “Taça dos Aeronautas”, de balões livres.
12/02/1902Quarta experiência sobre a Baía de Mônaco, tendo o balão dirigível n.º 6.
12/02/1914Passou o Carnaval no Hotel das Palmeiras no Rio de Janeiro.
13/02/1923Estava em Cabangu tratando da venda dos terrenos.
14/02/1902Quinta e última experiência sobre a Baía de Mônaco, tendo o balão dirigível n.º 6 caido ao mar e sendo salvo juntamente com o balão por várias embarcações.
14/02/1923Escreveu da Encantada para o Cel Jorge e comunicando a sua ida e sobre a redução das despesas em Cabangu.
15/02/1905A Revista francesa “Je sais tout”, publicou seu artigo sobre o futuro da navegação aérea.
16/02/1923Estava em Cabangu
17/02/1924Saiu de Cabangu para Petrópolis de trem.
18/02/1924Encontrava-se em Tres Rios, pois devido as chuvas o trem estava retido.
19/02/1916Estava a bordo do Navio Huasco, viajando de Nova York para Valparaíso.
20/02/1877Foi batizados junto com sua irmã Sofia, na Paróquia de Santa Teresa, na cidade de Valença, no Estado do Rio de Janeiro. Foram padrinhos: o seu tio materno José Augusto de Paula Santos e D. Maria Eugênia Pinto Coelho da Rocha.
21/02/1926Encontrava-se em Petrópolis.
22/02/1923Foi agraciado, no grau de Comendador, com a “Ordem de São Tiago da Espada” de Portugal.
23/02/1924Encontrava-se em Petrópolis.
24/02/1926Encontrava-se em Ménege, Suiça.
25/02/1931Encontrava-se na Casa de Saúde de Préville, em Orthez, nos Baixos Pirineus.
26/02/1926Escreveu de Ménege, Suiça, ao seu amigo Mello Franco sobre sua carta sobre a interdição do uso de aeronves em guerra.
27/02/1924Escreveu de Petrópolis ao amigo Sá Fortes para conseguir em Barbacena um carpinteiro para a casa de Cabangu.
28/02/1915Estava, nas costas do Chile, viajando no Vapor Huasco com destino a Valparaiso.
MARÇO
01/03/1916Estava nas costas do Chile chegando a Valparaiso no vapor Huasco.
02/03/1916Chegou em Valparaíso pelo vapor “Huasco”.
03/03/1916Estava em Valparaiso
04/03/1902Chegou a Londres para tratar de exposição do seu balão dirigível nº 6 no Palácio de Cristal e de futuras ascensões.
05/03/1916Fez um vôo em avião pilotado pelo chileno David Fuentes sobre Valparaíso e Viña del Mar. Nunca teve tanto medo de andar de avião. O aviador julgou que tinha de mostrar tudo que sabia em manejo de avião.
06/03/1902Estava em Londres tratando das futuras ascenções do seu No 6 nos céus da Inglaterra.
07/03/1922Estava na Encantada.
08/03/1902Regressou de Londres para Paris.
09/03/1916Abertura, em Santiago do Chile, do “Congresso Panamericano de Aeronáutica” no foi eleito Presidente Honorário. Nesse congresso, representou o Aeroclube da Amárica.
10/03/1921Foi nomeado Membro de Honra do Aeroclube da França.
11/03/1920Carta ao amigo Sá Fortes pedindo para emprestar ao João, caseiro de Cabangu, uma foice para limpar as encostas.
12/03/1926Estava na 35, rue François 1.er, Paris.
13/03/1922Estava na Encantada.
14/03/1922Escreveu ao amigo Cel José Jorge oferecendo um dos filhotes de sua cadela Fly.
15/03/1899“Les feux de la rampe”-Paris” noticiou sobre sua inscrição numa corrida de automóveis a ser realizada entre Nice – Castellanes – Nice.
16/03/1922Estava na Encantada.
17/03/1899Estava em Paris.
18/03/1922Estava na Encantada.
19/03/1899Estava em Paris
20/03/1926Estava na 35, Rue François 1.er, Paris.
21/03/1931O Sr. Jorge Dumont Villares escreveu de Orthez uma carta dirigida ao Sr. Bezaçon, na qual ele diz que, nos últimos dias, tinha saído de automóvel com Santos-Dumonrt tendo dirigido durante duas horas.
22/03/1900Iniciou a construção do seu Balão-dirigível n.º 4.
23/03/1898Pela primeira vez subiu aos céus em uma ascenção aerostática. Sobiu em um balão dirigido pelo francês Machuron, tendo saido do Parque de Aerostação de Vaugirard em Paris e descido no terreno de Chateau de La Ferrière, propriedade de Alphonse de Rotschild.
24/03/1899Participou de uma corrida de automóveis Nice – La Turbie, tirando o 3.º lugar.
24/03/1900Foi Criado o “Prêmio Deutsch de La Meurthe”, de 100.000 francos, para ser disputado nos anos de 1900, 1901, 1902, 1903, 1904. O vencedor seria o primeiro aeronauta que, com um balão dirigível, fizesse o percurso Saint Cloud – Torre Eiffel – Saint Cloud (11.000 metros), dentro do prazo de 30 minutos.
24/03/1902Chegou a Londres trazendo o balão dirigível n.º 6 e tendo se hospedado no “Carlton Hotel”.
25/03/1902O New York Tribune publicou sua hospedagem no Carlton Hotel.
26/03/1902Le Gaulois- Paris- publicou que ele estava em Londres com seu Balão-dirigível n.º 6 para exposição e ascenções.
27/03/1907Acidente com o aeroplano n.º 15, em Saint Cyr, na decolagem.
28/03/1904Regressou a Paris depois de uma Viagem aos Estados Unidos, onde foi tratar da corrida de balões dirigíveis em Saint Louis.
29/03/1900Ascensão no balão livre “Centauro”, partindo de Nice e descendo, no meio de uma violenta tempestade, em Vallouris.
29/03/1903Recebeu, por intermédio do Ministro do Brasil na França, Dr. Gabriel de Piza, uma medalha mandada cunhar pela colônia brasileira.
29/03/1926Enviou uma carta ao Embaixador Mello Franco concordando em aguardar uma época oportuna para o seu questionamento sobre o uso de aeronaves para fins bélicos.
30/03/1900“Le Gaulois” de Paris, publicou a acidentada descida em Vallouris na qual danificou o balão e sofreu vários ferimentos.
31/03/1889Foi Inaugurada, em Paris, da Torre Eiffel.
31/03/1900Recuperava-se dos ferimentos sofridos na acidentada aterrissagem do Balão Centauro
31/03/1905Foi condecorado, na Legião de Honra da França, como Cavaleiro.
ABRIL
01/04/1901Foi-lhe concedida pela Comissão Científica do Aeroclube de França a quantia de 4.000 francos, juros do “Prêmio Deutsch” por ter sido o aeronauta que mais se destacou naquele ano.
02/04/1901Estava em Paris
03/04/1904Foi publicado no “L’Officie”, o Decreto o nomeando como Cavaleiro da Legião de Honra da França.
04/04/1902Partiu de Southampton para Nova Iorque, pelo vapor “Deutschland”..
04/04/1907Ao tentar decolar com o aeroplano 14 Bis, se acidentou em Saint Cyr, tendo a aeronave sido destruída.
05/04/1891Dirigiu-se para Santos afim de viajar para a Europa com a família.
06/04/1891Partiu para Paris acompanhando sua família em busca de tratamento para seu pai, seu Henrique. Era sua primeira viagem a Europa.
06/04/1909Realizou um vôo com o Demoiselle n.º 20, tendo realizado um vôo de 2.000 metros. Era a primeira experiência com esta aeronave.
06/04/1916O Correio da Manhã publicou uma declaração do Ten. Bento Ribeiro, sobre o apreço com que Santos Dumont foi tratado no Congresso Panamericano de Aeronáutica de Aviação, realizado no Chile. Nesse evento o Tem Bento Ribeiro representou o Aeroclube do Brasil e Santos Dumont representou o Aero Club da América.
06/04/1924Partiu do Rio de Janeiro para a Europa.
07/04/1891Encontrava-se entre Santos e Rio de Janeiro a bordo de um vapor em sua primeira viagem a Europa.
07/04/1901Encontrava-se em Paris
07/04/1902Encontrava-se a bordo do vapor “Deutschland” em viagem entre Southampton na França e Nova Iorque nos EEUU.
08/04/1891Encontra-se em viagem para a Europa com a família para tratamento de seu pai.
09/04/1902Aproxima-se de Nova Iorque em navio.
10/04/1902Chegada em Nova Iorque vindo da Europa
11/04/1891Encontra-se em vapor viajando para a Europa com a familia.
12/04/1902Encontra-se no Estado de Nova Yorque
13/04/1901Institui o “Prêmio Santos-Dumont” de 4.000 francos para quem, sem limite de tempo, partisse de Saint Cloud, contornasse a Torre Eiffel e voltasse ao ponto de partida, usando somente os meios de bordo sem limite de tempo.
13/04/1902Visitou o inventor Thomas Edison e os seus laboratórios na localidade de West Orange, N.Y.
14/04/1901“Le Public”-Paris, publicou a notícia do prêmio por ele estabelecido no dia anterior.
15/04/1899Foi realizado, no Automóvel Clube de Paris, o “Almoço das Apostas”, no qual apostou que desceria com seu balão no terraço do Clube.
15/04/1902Partida de Nova Iorque para Washington.
15/04/1931Fez o seu primeiro testamento em Orthez, na França.
16/04/1902Foi recebido pelo Presidente Theodore Roosevelt na Casa Branca.
16/04/1955Oscar Brital vence o prêmio instituído na Argentina para a melhor biografia sobre a vida do Inventor como merecida homenagem.
17/04/1902Foi homenageado com um jantar pelo Ministro do Brasil em Washington, Dr. Assis Brasil.
18/04/1918Adquiriu o terreno no 22 à Rua do Encanto em Petrópolis, onde mandou construir sua residência que recebeu o nome de “A Encantada”.
18/04/1919O Governo Brasileiro doou-lhe a casa onde nasceu em Cabangu.
19/04/1902Chegou a cidade de Saint Louis para examinar o local das Comemorações do Centenário da aquisição do Estado de Louisiana”.
20/04/1903Encontrava-se em Saint Louis.
21/04/1916Regressava ao Brasil pelo Rio Paraná em direção a Foz do Iguassu.
22/04/1916Subia o Rio Paraná viajando entre Buenos Aires e Foz do Iguaçu.
23/04/1923Partida para Portugal onde fora buscar os restos mortais de sua mãe, que se achavam no Cemitério Agromonte, na cidade do Porto.
24/04/1916Chegou a Foz do Iguaçú, vindo de Buenos Aires por vapor. Seguiu a cavalo, para visitar as Cataratas do Iguassú.
25/04/1916Encontrava-se em visita as Cataratas de Iguaçu.
26/04/1916Regressou a Foz do Iguaçú.
27/04/1907Ascensão no balão livre “Aigle” em Saint Cloud.
28/04/1916Partiu de Foz do Iguaçú, a cavalo, com destino a Guarapuva.
29/04/1916Encontrava-se viajando a cavalo entre Foz do Iguaçu e Guarapuava.
30/04/1916Encontrava-se viajando a cavalo entre Foz do Iguaçu e Guarapuava com destino a Curitiba.
MAIO
01/05/1902Partiu de Nova Iorque para a Europa, no vapor “La Savoie”
02/05/1902Encontrava-se a bordo do vapor “La Savoie” viajando dos Estados Unidos para a Europa.
03/05/1916Chegou em Guarapuava a cavalo vindo de Foz do Iguassu.
04/05/1916Viajava de automóvel entre Guarapuava e Ponta Grossa com destino a Curitiba.
05/05/1916Chegou de automóvel em Ponta Grossa. -Embarcou de trem com destino a Curitiba. Chegou a Curitiba de trem.
06/05/1916Foi de trem de Curitiba até Paranaguá. -Foi homenageado com um banquete em Paranaguá. -Regressou de automóvel de Paranaguá para Curitiba. À noite foi homenageado em uma recepção, na residência particular do Governador do Estado do Paraná, Dr. Affonso Camargo.
07/05/1916Recebeu várias homenagens em Curitiba. Visitou o “Colégio Santos-Dumont” Assistiu um jogo de futebol entre as equipes do “Internacional” e do “Pinheiros”.
08/05/1903Realizou os primeiros ensaios, no Campo de Bagatelle, em Paris, com seu Balão-dirigível n.º 9.
09/05/1902Chegou a Paris, procedente dos Estados Unidos. -Hospedou-se no “Elysée Palace Hotel”
09/05/1916Partiu de trem, de Curitiba para São Paulo.
09/05/1922Chegou a Paris procedente do Brasil. Hospedo-se no Hotel Claridge.
10/05/1902Foi noticiada a sua chegada em Paris pelos jornais: The New York Herald” de Nova Iorque e pelo The Daily Messenger de Paris.
11/05/1899Realizou a primeira experiência com o seu Balão-dirigível n.º 2, no Jardim da Aclimação, em Paris. Logo após o inicio da ascensão, o balão chocou-se contra as árvores, danificando-se.
12/05/1902Perde o patrício e seu admirador Augusto Severo na explosão e queda do Balão-dirigível “Pax”, sobre Paris, tendo também falecido o seu mecânico francês Sachet. Atribuiu a queda do dirigível a um escapamento de hidrogênio em dfireção ao motor.
12/05/1916O Correio da Manhã publicou que Santos Dumont em seu regresso do Chile encontrava-se sendo homenageado em São Paulo.
13/05/1922Encontrava-se em Paris hospedado no Hotel Claridge.
14/05/1922Realizou sua última ascensão aerostática, em Paris, na companhia do Conde de La Vaulx no balão livre “La Cigogne”.
15/05/1918O Sr. Alan R. Hawlei, Presidente do Aeroclub da América, envia suas congratulações pela realização, do 1o vôo postal naquele país.
15/05/1916O Correio da Manhã publicou a notícia da sua chegada no dia anterior às 6:20 hs. na gare ferroviária D Pedro II, pelo rápido paulista. -Teve uma calorosa recepção a sua chegada. Desfilou no Landau cedido pelo Ministério das Relações Exteriores, seguindo por diversas ruas, entre as quais: Mar. Floriano, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo. Fazia parte da comitiva toda a diretoria do Aero Clube do Brasil.
16/05/1916O Correio da Manhã publicou a notícia da sua chegada no dia anterior e as calorosas homenagens recebidas.
17/05/1922Encontrava-se em Paris hospedado no Hotel Claridge.
18/05/1902Chegou em Londres, vindo de Paris.
19/05/1022Encontrava-se em Paris, hospedado no Hotel Claridge.
20/05/1916Encontrava-se no Rio de Janeiro
21/05/1903Realizou uma ascensão com o seu Balão-dirigível n.º 9 .
21/05/1916Visitou o Campo dos Afonsos. Assistiu uma demonstração aérea, no Campo dos Afonsos, realizada pelo piloto Ernesto Darioli.
22/05/1916Visitou o Banco Mercantil, tendo sido recebido pelo seu diretor, Barão Homem de Melo.
23/05/1926Estava em Genebra em tratamento de saúde.
24/05/1922Fez as pazes com o Aeroclube da França; Santos-Dumont. Ofereceu no “Restaurant des Ambassadeurs”, em Paris, um jantar para os velhos companheiros do Aeroclube, durante o qual ele ofereceu uma medalha de ouro ao Aeroclube de França.
24/05/1926Escreve ao Embaixador do Brasil na Liga das Nações Mello Franco sobre a sua opinião de interdição do uso de aviões na Guerra.
25/05/1916Foi homenageado pelo Aero Clube do Brasil, na Associação dos Empregados do Comércio, no Rio de janeiro, tendo sido saudado pelo escritor Coelho Netto.
26/05/1902Chegou em Londres, novamente.
27/05/1902Foi maldosamente rasgado, por desconhecidos, o invólucro do seu Balão-dirigível nº 6, no “Crystal Palace”, em Londres. Desistiu de fazer exibições aéreas na Inglaterra. Regressou a Paris.
28/05/1931Partiu da França para o Brasil no vapor “Lutetia”.
29/05/1903Ascensão com o seu balão dirigível n.º 9.
29/05/1910Visitou a cidade de Palmira. Visitou a “Casa de Cabangu” onde nascera.
30/05/1898Realizou uma ascensão aerostática noturna na qual o seu balão foi envolvido por uma tempestade; partida de Pérone e descida próximo a Namur, na Bélgica.
30/05/1903Ascensão com o seu balão dirigível n.º 9.
31/05/1931Encontrava-se nas costas da Europa viajando no vapor “Lutetia”, com destino ao Brasil.
EM DIA NÃO DEFINIDO DE MAIO
00/05/1892Partiu para a Europa com a família. Começou os seus estudos em Paris com o Professor Garcia, os quais se prolongaram até 1896.
00/05/1927Achando-se em repouso em Valmont-sur-Territet, próximo a Montreux, na Suíça, foi convidado pelo Aeroclube de França para presidir o banquete em homenagem a Charles Lindbergh, que acabava de fazer a sua sensacional travessia aérea Nova Iorque – Paris. Declina do convite por motivo de saúde (Gondin da Fonseca).
00/05/1932Santos-Dumont mudou-se da cidade de São Paulo para Guarujá – Santos.
JUNHO
01/06/1932Estava em Guarujá, para onde tinha se mudado para descansar.
02/06/1931Encontrava-se a bordo do vapor Lutétia viajando da Europa para o Brasil.
03/06/1973a 1932-Ainda não encontramos um local concreto aonde poderia estar neste dia do ano entre o nascimento (1973) e a morte (1932). Provavelmente estaria no planeta Terra.
04/06/1931Foi eleito para membro da Academia Brasileira de Letras, para ocupar a cadeira nº 38, cujo Patrono é Tobias Barreto e que achava-se vaga após a morte de José Pereira de Graça Aranha.
05/06/1932Estava repousando em Guarujá, hospedado no Hotel de La Plage, quarto 152.
06/06/1907Compareceu a uma recepção dada pela família Krupp, fabricantes de armamentos, no castelo dos Krupp, em Essen, na margem do rio Reno: a “Villa Hoghel”.
07/06/1916Participou do primeiro reide automobilístico entre São Paulo e Ribeirão Preto, o qual teve uma duração de seis dias.
08/06/1920Encontrava-se no Hotel Central, Praia do Flamengo 88.
09/06/1920Escreve ao seu amigo Antônio da Silva Fortes, em Palmira, perguntando quantas novilhas poderia mandar passar uns dias com seus touros e também para as novilhas passarem uns dias com seu touro no Cabangu
10/06/1903Realizou uma ascensão com o seu Balão-dirigível n.º 9.
10/06/1930Recebeu a condecoração de Grande Oficial da Legião de Honra da França, num banquete organizado pelo Aeroclube de França, no Hotel Claridge em Paris.
11/06/1930O “Excelsior”, Paris, publicou sobre a sua presença na Conferência da Federação Internacional Aeronáutica, em Paris.
12/06/1899Participou da competição denominada “Taça dos Aeronautas”, para balões livres, na qual tirou o 4º lugar, pilotando o balão “América”, descendo à 325 quilômetros do ponto de partida, enquanto que o vencedor, desceu a 390 quilômetros. Foi o concorrente que permaneceu no ar maior tempo: 22 horas.
12/06/1904Partiu de Paris, para embarcar no Havre, no navio “Savoie”, com destino aos Estados Unidos da América, levando o seu Balão-dirigível no 7, para participar das corridas de dirigíveis em Saint Louis.
12/06/1909Vôou como passageiro em avião pilotado por Louis Bleriot, em Issyles-Moulineaux. Primeira vez que voa como passageiro em avião.
13/06/1916Chegou a Ribeirão Preto no Reide Automobolistico.
14/06/1903Realizou ascenção com seu Balão-dirigível no 9, tendo descido no Prado de Corridas de Longchamps, em Paris, durante o realização de corridas de cavalos.
15/06/1903Encontrava-se em Paris, residindo na Avenue des Champs Elysées 114.
16/06/1920Estava em Cabangu verificando os trabalhos no sítio.
17/06/1932Encontrava-se descansando em Guarujá, hospedado no Hotel de La Plage, apt152.
18/06/1907Realizou experiências com seu Balão-dirigível n.º 16, no campo de Bagatelle.
19/06/1903Encontrava-se em Paris usufruindo do sucesso que fazia com seu Balão-dirigível no 9.
20/06/1903Encontrava-se em Paris, residindo na Avenue des Champs Elysées 114.
21/06/1920Encontrava-se hospedado no Hotel Central na Praia do Flamengo.
22/06/1902Faleceu, na cidade do Porto em Portugal, sua mãe, D. Francisca Santos-Dumont.
23/06/1903Desceu com o Balão-dirigível n.º 9, na calçada da sua residência na Avenue des Champs Elysées 114.
24/06/1903Realizou sua primeira ascensão noturna com o Balão-dirigível n.º 9, a partir do campo de Bagatelle.
25/06/1899Ascensão no balão livre “Aero club”, partindo do “Jardim des Tuileries”, em Paris, onde se realizava uma exposição de automóveis.
25/06/1925Assinou a escritura de venda de terras vizinhas à Fazenda Cabangu por ele adquiridas em 1919, quando se dedicou à criação de gado vacum.
26/06/1903Realizou ascenção com seu Balão-dirigível no 9, tendo descido numa festa de crianças tendo levado para um passei o menino norte-americano Clarkson Potter. Foi a única pessoa a ser conduzida por ele em uma de suas aeronaves.
27/06/1904Pessoas estranhas penetraram no hangar onde estava o seu Balão-dirigível n.º 7, em Saint Louis, e inutilizaram o invólucro do balão.
27/06/1925Assinou a escritura de venda de terra vizinha à fazenda Cabangu por ele adquiridas em 1919, quando se dedicou à criação de gado vacum.
28/06/1904Pessoas estranhas penetraram no hangar onde estava o seu Balão-dirigível n.º 7, em Saint Louis, e inutilizaram o invólucro do balão.
28/06/1904Descobriu, em Saint Louis, que o invólucro do seu Balão-dirigível n.º 7 tinha sido, maldosamente, inutilizado.
29/06/1899Realizou uma ascensão com o balão livre “Brasil”, de sua propriedade, tendo partido do “Jardim des Tuileries”, onde se realizava uma exposição de automóveis, e tendo descido em Sevram.
29/06/1902Visitou, com seu Balão-dirigível n.º 9, o Parque de Aerostação de Saint Cloud.
29/06/1903A senhorita cubana Aida De Acosta realizou um vôo sozinha no balão dirigível n.º 9, indo de Neuilly ao campo de Bagatelle e retornando.
30/06/1925Assinou escritura de venda de terra vizinha à fazenda Cabangu por ele adquirida em 1919, quando se dedicou à criação de gado vacum.
EM DIA NÃO DETERMINADO DE JUNHO
00/06/1903Esteve em Londres.
00/06/1891Realizou sua quinta ascensão como piloto de balão livre e a primeira em que ele levou passageiros: o Barão de Beville e Mademoiselle De Forest, indo do Parque de Aerostação de Vaugirard em Paris até Vincennes.
00/06/1900Terminou a construção do seu hangar em Saint Cloud, no Parque de Aerostaçào do Aeroclube de França.
00/06/1901Realizou três ascensões abordo do balão livre “Fatum” para experimentar o invento de Emmanuel Aimé, denominado “termosfera”, destinado a dar maior controle vertical, nas ascensões aérostaticas, com economia de lastro e de gás.
00/06/1902Artigo seu publicado na revista “North American Review”.
00/06/1930Esteve presente na Conferência da Federação Internacional Aeronáutica, em Paris.
00/06/1931Chegou ao Brasil, pela última vez, a bordo do vapor “Lutetia”.
JULHO
01/07/1904Partiu de Saint Louis para Nova York aonde fora organizar as corridas de dirigíveis em comemoração ao centenário da aquisição, pelos Estados Unidos, do Estado de Louisiana que era do México
02/07/1920Nesta época ele dividia seu tempo entre o Rio de Janeiro, Hotel Central e Petropolis, na Encantada.
03/07/1925Assinou a quarta e última escritura de venda de terras vizinhas a Fazenda Cabangu, por ele adquiridas em 1919, quando se dedicou à criação de gado vacum (Tabelião I. F. de Castro – Distrito de Bias Fortes – Comarca de Barbacena – Livro n.º 38 – folhas 50v, 52v, 55v, 57v, e 64).
04/07/1898Subiu aos céus pela primeira vez com seu primeiro engenho aéreo, o Balão Brasil.
05/07/1903Realizou ascenção com seu Balão-dirigível No 9, durante a qual desceu no Prado de Corridas Autiel. No regresso, teve de apagar um incêndio no motor utilizando o seu chapéu.
06/07/1899Realizou ascensão com o Balão-livre Aero Club, descendo em Melun.
07/07/1920Encontrava-se hospedado no Hotel Central na Praia do Flamengo.
08/07/1903Encontrava-se em Paris, residindo a Avenue des Champs Elysées 114, Paris, França.
09/07/1920Encontrava-se no Rio de Janeiro, hospedado no Hotel Central.
10/07/1931Chegou de trem a cidade de São Paulo tendo se hospedado na casa de sua irmã Virgínia à Avenida Paulista no 150.
11/07/1903Realizou ascensão no seu Balão-dirigível no 9, durante a qual ele desceu no restaurante “La Cascade” para almoçar. Depois do almoço conversou com oficiais do Exército Francês que organizavam a parada militar do dia 14 de julho, em comemoração a Queda da Bastilha. Desse encontro surgiu a idéia do vôo sobre o desfile das tropas.
12/07/1901Realizou ascenção com o seu Balão-dirigível no 5, na qual circulou a Torre Eifell tendo descido nos jardins do Trocadero para conservar o leme de direção.
13/07/1901Realizou uma tentativa oficial para a conquista do Prêmio Deutsch de La Meurthe. Depois de circular a Torre Eiffel, foi obrigado a descer entre as árvores do parque da residência de Barão Rotschild.
14/07/1903Vôo sobre a parada militar em comemoração ao 114o aniversário da Queda da Bastilha. Santos Dumont parou com seu Balão-dirigível no 9 em frente ao palanque das autoridades e saudou o Presidente da República da França com uma salva de 21 tiros dados com seu revolver. PRIMEIRO DESFILE AÉREO EM UMA PARADA MILITAR DA DA HISTÓRIA.
14/07/1904Chegou a Paris de regresso dos Estados Unidos. Desiludido porque não pode participar das corridas de dirigíveis. Durante uma noite estranhos entraram no hangar em Saint Louis e maldosamente inutilizaram o envólucro de seu Balão-dirigível No 7.
14/07/1932Mensagem aos compatriotas durante a Revolução Constitucionalista.
15/07/1901O Sr. Desgrange, redator do jornal “L ‘Auto-Velo”de Paris, propõe no seu jornal que lhe seja concedida a medalha da Legião de Honra.
16/07/1973Encontra-se no ventre de D. Francisca, em Cabangu, aguardando seu o nascimento.
17/07/1901Foi apresentado a Câmara de Deputados pelo Deputado Augusto Severo um Projeto concedendo a Santos Dumont um crédito de 100.000$ como prêmio pelas suas experiências com dirigíveis.
18/07/1906Se inscreveu para disputar duas provas no Aero Clube de França: Taça Ernesto Arquedeicon para quem fizesse um vôo de mais de 25 metros em aeronave mais pesada que o ar e o Prêmio Aero Clube de 1500 francos para quem fizesse um vôo de mais de 100 metros.
18/07/1925Viajou de Paris para Glion-sur-Montreux (Suiça) para fazer repouso.
18/07/1956Decreto no 5.057 do Governo de Minas Gerais criando o Museu Casa Natal de Alberto Santos Dumont.
19/07/1903O General André enviou uma carta agradecendo o oferecimento da utilização pelo Governo Francês de seus balões em caso de guerra.
20/07/1832Viu pela primeira vez a luz do dia, na casa da Gunda, em Diamantina, um bebê que se chamaria Henrique Dumont e que se tornaria no futuro o Avô da Aviação.
20/07/1973Vê pela primeira vez a luz do dia, no Sítio de Cabangu, um bebê que se chamaria Alberto Santos Dumont e se tornaria o verdadeiro Pai da Aviação, mais do que isso: Pai de Toda a Aeronáutica Mundial.
20/07/1925Inicia um repouso na Clínica Valmont, em Glon-sur-Montreux, Suiça, ficando hospedado no quarto 32.
20/07/1969Continuando a trilha aberta por Santos Dumont, o homem pisa o solo lunar pela primeira vez.
20/07/1973Michael Collins, Diretor do ‘’National Air and Space Museum‘’ anuncia a chegada de Santos Dumont na Lua. A cratera Hadley–B passa a ser designada Santos Dumont em agradecimento a sua contribuição para a conquista do espaço.
22/07/1902Chegou em Nova Iorque pelo vapor “La Savoie”, vindo da Europa.
23/07/1906Realizou experiência com o 14bis suspenso no envólucro do Balão-dirigível no 14.
23/07/1932Faleceu no quarto 152 do Hotel de La Plage em Guarujá, na época distrito de Santos.
25/07/1932Decreto no 21.668 estabeleceu luto de três dias.
26/07/1932Luto
27/07/1932Luto
28/07/1932Luto
29/07/1901Realizou experiência com o seu Balão-dirigível no 5, com duração de 15 minutos na qual apenas manobrou sobre o hipódromo de Longchamps.
29/07/1922Partiu da Europa para o Brasil pelo Vapor Lutetia para assistir os festejos do Centenário da Independência do Brasil.
30/07/1832Realizou-se o batizado de seu futuro pai, Henrique Dumont, na Igreja da Freguesia de Santo Antônio da Diamantina pelo Vigário Sebastião José de Almeida. Foram padrinhos Fernando Meirot e D. Ana Legé, esta representada pelo seu procurador Victor Dumont. O registro encontra-se na folha 76v do Livro Segundo de Batismos de Diamantina.
31/07/1903Oficiais do Exército Francês visitaram seu hangar de Neulli para examinar suas aeronaves, tendo em vista um possível uso em caso de guerra.
31/07/1932Decreto Estadual no 10.477 pelo qual o Governo do Estado de Minas Gerais mudou o nome da cidade de Palmira, sua cidade natal, para Santos Dumont.
EM DIA AINDA NÃO IDENTIFICADO DE JULHO
00/07/1893Esteve em Londres.
00/07/1906Realizou ascenção no Balão Livre Pampeiro, na companhia de seu proprietário, o argentino Aaron Anchorena.
00/07/1916Foi a Argentina durante as comemorações do centenário da Assembleia de Tucuman.
00/07/1925Viajou para a Europa a bordo no Vapor Massila, tendo ao chegar a Paris, se hospedado no Hotel Claridge na Avenue Des Champs Elysées.
00/07/1931Chegou de trem a cidade de São Paulo tendo se hospedado na casa de sua irmã Virgínia à Avenida Paulista no 150.
AGOSTO
01/08/1900Terminou a construção do Balão-dirigível no 4.
01/08/1901A Princesa Isabel do Brasil lhe deu uma medalha de São Bento, protetor contra acidentes. O Aeroclube da França conferiu-lhe um medalha de ouro.
02/08/1919Partiu para os Estados Unidos levando uma carta de recomendação de Edwin V. Morgan, Ministro Norte Americano no Brasil, lembrando a sua proposta de criar linha aérea ligando as Américas.
03/08/1919Encontrava-se no mar em viagem com destino aos Estados Unidos a partir do Rio de Janeiro.
04/08/1901Experimentou o Balão-dirigível no 5.
04/08/1914Ao iniciar a I Guerra Mundial, ofereceu seus serviços ao Ministério da Guerra Francês.
05/08/1919Encontrava-se em viagem de vapor com destino aos Estado Unidos.
06/08/1919Encontrava-se em viagem de vapor com destino aos Estado Unidos.
07/08/1914Recebeu comunicação das autoridades militares francesas informando que sua casa em Benerville seria ocupada militarmente, devido a sua luneta astronômica.
08/08/1901Tentou vencer o Prêmio Deutsch. com seu Balão-dirigível No 5. Ao contornar a Torre Eifell, perdeu altura e chocou-se com o Hotel Tracadero, situado no Qual di Passay no 12. Deutsch.. .
08/08/1901Com a destruição do Dirigível No 5, encomendou nesse mesmo dia ao construtor Lachambre o Balão-dirigível No 6.
09/08/1901Encontrava-se em Paris.
10/08/1907Conduziu uma ascenção no Balão-livre Lutece levando como passageiros o Dr. Antônio Prado Junior e Sr. e Sra. Edgar Prado.
11/08/1901Publicou, na imprensa, uma carta de agradecimento aos bombeiros de Paris por terem socorrido quando se chocou com o Hotel Trocadero.
11/08/1914Seu automóvel Alda foi requisitado para serviço de guerra e posto a disposição da fabrica de aviões Morane Saulnier em Villacoublay
11/08/1923Chegou ao Rio a bordo do vapor Lutetia trazendo, de Portugal, os restos mortais de D. Francisca, sua mãe. Os restos mortais de sua mãe foram transladados para o Cemitério São João Batista
12/08/1923Encontrava-se hospedado no Hotel das Palmeiras, no Flamengo, Rio de Janeiro.
13/08/1922Aproxima-se do Rio de Janeiro vindo da Europa.
14/08/1902Parte de Nova Iorque para a Europa a bordo do Vapor Touraine.
14/08/1914Dirigiu uma carta as autoridades militares francesas autorizando a ocupação de sua residência em Benerville para uma eventual utilização da sua luneta astronômica.
14/08/1922Chegou ao Rio vindo da Europa.
15/08/1905Carta ao Senhor Lavavasser enviando 2 mil fracos e decidindo pela encomenda de um motor de 24 cavalos.
16/08/1902Encontrava-se a bordo do Vapor Touraine viajando dos Estados Unidos para a Europa.
17/08/1902Encontra-se a bordo do Vapor Touraine viajando dos Estados Unidos para a Europa.
18/08/1914Foi emitida uma carta em nome do General Vayssére, Comandante do Depósito de Infantaria de Calvados, comunicando que foi constatado por representantes da marinha que a luneta existente em sua residência não era utilizável para fins de vigilância marítima. .
19/08/1902Encontra-se a bordo do Vapor Touraine viajando dos Estados Unidos para a Europa.
20/08/1903Partiu da Europa para o Rio de Janeiro.
21/08/1906Realizou corridas com seu aeroplano 14bis no Campo de Polo de Bois de Bologne, sem ter saído do chão.
22/08/1906Realizou corridas com o seu aeroplano 14bis no Campo de Polo do Bois de Boulogne, sem Ter saído do chão.
23/08/1923Iníciou a construção, no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro, do túmulo para seus pais, no qual ele mandou colocar a estátua de Ícaro, réplica da existente em Saint Cloud, em Paris, doada a ele pelo Governo Francês, após a sua exposição na Exposição do Centenário da Independência do Brasil em 1922.
24/08/1903Viajando da Europa para o Brasil, no Vapor Atlantique, parou algumas horas em Lisboa.
24/08/1905Realizou experimencia com seu Balão-dirigível No 14, em Trouville, na costa do Canal da Mancha.
24/08/1923Enviou carta, do Banco Mercantil, Petrópolis, ao João, caseiro de Cabangu, mandando dar um bezerro zebu para a festa.
25/08/1922Enviou carta, do Rio, ao Coronel José Jorge, agradecendo sua preocupação com a administração do Sítio de Cabangu.
26/08/1922Encontrava-se hospedado no Hotel Central, na Paria do Flamengo.
27/08/1901Foi intimado judicialmente pela proprietária do Hotel Trocadero, Mne Denicau, a pagar 150 francos pelos prejuízos causados ao hotel pelo choque do Dirigível No 5, no dia 8.
26/08/1922Encontrava-se hospedado no Hotel Central, na Paria do Flamengo.
27/08/1922Encontrava-se hospedado no Hotel Central, na Paria do Flamengo.
28/08/1922Encontrava-se hospedado no Hotel Central, na Paria do Flamengo.
29/08/1901Pagou a Mne Denicau os prejuízos causados ao Hotel Trocadero.
30/08/1892Faleceu, no Rio de Janeiro, Dr. Henrique Dumont, seu pai.
30/08/1901Terminou a construção do Balão Dirigível no 6.
30/08/1922Escreveu ao Coronel José Jorge desculpando-se por não estar se dedicando ao Sítio de Cabangu, pois participava da recepção aos aviadores estrangeiros que vinham participar do Centenário da Independência.
31/08/1923Escreveu ao João, caseiro do Sitio de Cabangu, informando que iria ao Sítio na semana seguinte.
EM DIA AINDA NÃO DETERMINADO DO MÊS DE AGOSTO
00/08/1922Participou da recepção aos aviadores estrangeiros que vieram participar dos festejos do Centenário da Independência do Brasil.
00/08/1927Encontrava-se na clínica de repouso Valmont-sur-Territet, na Suiça.
00/08/1928Alugou uma casa do seu amigo o Marques Soriano, “La Casucha” em Biarritz. Nessa casa realizou estudos de um aparelho de vôo individual e de uma aparelho para diminuir esforço de alpinistas.
SETEMBRO
01/09/1903Encontrava-se viajando entre a Europa e o Rio de Janeiro a bordo do Vapor Atlantique.
02/09/1922Encontrava-se hospedado no Hotel Central na Praia do Flamengo.
03/09/1901Preparava, em Paris, o seu Balão Dirigível No 6 para seus primeiros vôos.
04/09/1922Encontrava-se hospedado no Hotel Central na Praia do Flamengo, com a finalidade de receber os aviadores extrangeiros participantes dos festejos do Centenário da Independência do Brasil.
05/09/1900Realizou as primeiras experiências com o Balão-dirigível nº 4 na situação de Balão cativo.
06/09/1856Foi realizado o casamento de seus futuros pais, Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos, na Frequesia de Nossa Senhora do Pilar, da cidade de Ouro Preto.
06/09/1900Realizou experiências com o Balão-dirigível n.º 4.
06/09/1901Realizou a primeira experiência com o seu Balão-dirigível n.º 6, colidindo com uma casa, sofrendo avarias no invólucro e no leme.
07/09/1901A Comissão de Aerostação do Aeroclube de França tentou introduzir modificações no regulamento do “Prêmio Deutsch de La Meurthe”, para torna-lo mais difícil.
07/09/1903Chegou ao Rio de Janeiro, a bordo do vapor “Atlantique”. Cumprimentou, no Palácio do Catete, o Presidente da República, em companhia do seu irmão Dr. Henrique e do Sr. José Carlos Rodrigues. Hospedou-se na casa de José Carlos Rodrigues. A noite-Assistiu a uma ópera no Teatro Lírico.
07/09/1931Foi lavrado pelo Tabelião Renato Mascarenhas do Cartório do 2o Oficio de Notas de Sorocaba o seu segundo e último testamento.
08/09/1903Visitou o túmulo do seu pai no Cemitério de São João Batista. Almoçou na casa do Dr. Paulo de Frontin. Assistiu, a um espetáculo promovido em benefício do Instituto de Proteção e Assistência a Infância. -Assistiu a um espetáculo no Teatro São José.
09/09/1903Visitou a Câmara dos Deputados. Visitou o Senado. Visitou o Ministro das Relações Exteriores. Visitou o Ministro da Fazenda. Visitou o Ministro da Marinha. Visitou o Ministro da Guerra. Embarcou no trem noturno para São Paulo.
10/09/1901Escreveu ao Presidente do Aeroclube de França protestando contra as regras mais difíceis do “Prêmio Deutsch de La Meurthe”.
10/09/1903Chegou em São Paulo, vindo do Rio de Janeiro de trem. Hospedou-se na residência de sua irmã Virgínia.
11/09/1903Visitou o Governador do Estado de São Paulo. Embarcou para o Rio de Janeiro no trem noturno.
12/09/1903Chegou ao Rio de Janeiro, de trem vindo de São Paulo. Visitou a Escola Militar. Visitou o Colégio Militar. Foi homenageado com um jantar pelo alto comércio do Rio de Janeiro.
13/09/1903Foi homenageado no Clube Acadêmico. Assistiu às corridas de cavalos pela conquista do “Grande Prêmio Santos-Dumont”. Participou de festa em sua homenagem no Parque Fluminense.
13/09/1906Realizou um vôo de 8 metros de distância com o 14bis, no campo de Bagatelle. Primeira noticia na história de uma aeronave mais-pesada-que-o-ar ter decolado pelos próprios meios.
13/09/1909Num avião “Demoiselle”, estabeleceu um recorde de velocidade de 96Km/h, entre Saint Cyr e Buc;
14/09/1909Regressou no seu Demoiselle de Buc a Saint Cyr.
15/09/1903Visitou o Clube de Engenharia. Visitou o Prefeito do Rio de Janeiro. Foi recepcionado em banquete oferecido pelo Governo no Ministério da Indústria e Viação.
15/09/1909Com o “Demoiselle”, estabeleceu um recorde com apenas 70 metros de distância de decolagem, em Saint Cyr.
16/09/1903Visitou a Associação Comercial. Visitou a Escola Naval. Visitou a Escola Politécnica. Embarcou para São Paulo no trem noturno.
17/09/1903Chegou a São Paulo, de trem vindo do Rio de Janeiro. Hospedou-se na residência do seu cunhado o Dr. Guilherme de Andrade Villares.
17/09/1909Realizou um vôo de 18 quilômetos com um de seus “Demoiselle”s, indo aterrar em Widville, no chateau d’Aion pertencente ao Conde de Galard.
18/09/1898Tentou decolar pela primeira vez com seu Balão-dirigível nº 1, no Jardim da Aclimação, tendo se acidentado por concordado com os espectadores em decolar a favor do vento.
18/09/1901Tentou conquistar o Prêmio Deutsch com o Balão-dirigível nº 6, descendo no Prado de Longchamps, no Bois de Boulogne devido a problemas técnicos.
18/09/1903Foi apresentado na Câmara dos Deputados do Brasil, o Projeto instituindo um “Prêmio Santos-Dumont” de 200.000$ para o primeiro aeronauta que, entre 13 de maio de 1904 e 31 de dezembro de 1905, usando um balão dirigível ou aparelho de aviação, transportando pelo menos um passageiro conseguisse, partir da Escola Militar, descer na Escola Naval e voltar à Escola Militar. Foi de São Paulo a Campinas. Inaugurou a pedra fundamental do monumento a Carlos Gomes. Almoçou no palacete do Barão de Ataliba Nogueira. Regressou para São Paulo.
18/09/1909Num avião “Demoiselle”, realizou um vôo em Saint Cyr no qual ele passou sobre os espectadores sem segurar nos comandos e segurando um lenço em cada mão e soltou-os sobre a multidão sendo despedaçados pela mesma, dividindo numa grande quantidade de suvenir’s.
18/09/1922Adquiriu um lote de terreno no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, para fazer o túmulo dos seus pais o qual também se tornou seu.
19/09/1900Realizou experiência com o seu Balão-dirigível nº 4, em Saint Cloud, na presença dos membros do “Congresso Internacional de Aeronáutica”.
19/09/1901Realizou experiência com o seu Balão-dirigível nº 6, no Prado de Longchamps, no fim da qual o balão foi projetado pelo vento contra as árvores, com danos graves a aeronave.
19/09/1903Embarcou de São Paulo para o Rio de Janeiro no trem noturno.
20/09/1898Realizou experiência bem sucedida com seu Balão-dirigível n.º 1, partindo do Jardim da Aclimação e indo até o Bois de Boulogne onde foi obrigado a descer no campo de Bagatelle devido ao mau funcionamento da bomba de ar do balonete.
20/09/1903Assistiu às corridas de cavalos no Prado Fluminense. Embarcou, de noite, no trem para Belo Horizonte.
21/09/1903Foi recepcionado em banquete em sua homenagem no Grande Hotel em Belo Horizonte. Visitou o Governador do Estado. E embarcou, à meia noite, no trem de regresso ao Rio de Janeiro.
22/09/1903Viajando de trem de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, foi homenageado em Barbacena. Foi homenageado em Palmira, sua cidade natal. Foi homegeado em Juiz de Fora.
22/09/1922Visitou o instituto Butantan, em São Paulo em companhia de aviadores estrangeiros que vieram para os festejos do centenário da Independência do Brasil; e com eles participou de uma excursão ao interior do Estado.
23/09/1903Às 7h45min da manhã. O trem que o trazia de Belo Horizonte, antes da chegada a Gare D Pedro II, fez uma parada na Estação de Todos os Santos; onde ele saltou do trem e foi ver o balão de José do Patrocínio que estava sendo construído num galpão na Estrada de Inhaúma. Despediu do Presidente da República. Despediu-se da Associação Comercial Despediu-se da da Escola Politécnica Almoçou no clube dos diários; onde foi saudado pelo seu Presidente, o Barão de Ibirocai. Compareceu ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro onde foi empossado como sócio. Às 4h30min da tarde-Embarcou no vapor “Atlantique” com destino a Europa.
23/09/1924De Paris, escreveu ao Sr. Antônio Carvalho, em Palmira, concordando que fossem vendidos os pastos e o gado da Fazenda Cabangu, menos o pasto em frente da casa, a mata e umas poucas cabeças de gado, das mais bonitas.
24/09/1903Estava a bordo do Vapor Atlantique viajando entre o Rio de Janeiro e Salvador.
25/09/1903No caminho para a Europa, na parada do Vapor Atlantique em Salvador, esteve em terra onde foi homenageado durante 4 horas.
25/09/1907Principal experiência feita com o deslizador aquático, “Santos-Dumont n.º 18”, no Rio Sena, rebocado pela lancha “Rapière”.
26/09/1900Concluiu o aumento de cinco metros no comprimento do seu Balão-dirigível n.º 4, por meio de um acréscimo na seção central
27/09/1900O The New York Herald, de Paris, publicou a modificação do SD no 4.
28/09/1903No caminho da Europa, o vapor “Atlantique” parou em Recife, tendo decido em terra; sendo homenageado durante 2 horas.
29/09/1903Encontrava-se a bordo do vapor Atlantique entre Recife e a Europa.
30/09/1906Participou da “Taça Gordon Bennett”, saindo de Paris no balão “Deux Amériques”; descendo em Bernay.
EM DIA AINDA NÃO DEFINIDO NO MÊS DE SETEMBRO
00/09/1892Mudou-se para um apartamento mobiliado à Rue d’Edinbourg 26, em Paris.
00/09/1919Deixou os Estados Unidos num navio em que fez longas paradas nos portos do Oceano Pacífico na América do Sul; tendo parado em Guaiaquil, indo visitar Quito; tendo parado em Calláo, foi visitar Lima; deixando o navio em Arica.
00/09/1926É apresentado no Senado Federal um projeto de lei, que não teve andamento a seu pedido, dando-lhe a patente de General Honorário.
00/09/1926Esteve numa clinica de repouso em Valmont-sur-Terriet, próximo a Montreux na Suíça.
OUTUBRO
01/10/1900Nesta data, a cada ano, encerrava-se o prazo para a conquista do Prêmio Deutsch.
01/10/1901A partir de 1901 encerrava-se a 1o de outubro de todos os anos o período iniciado a 1o de maio para concorrer ao Prêmio Santos Dumont, instituído por êle, para quem saindo de Saint Cloud fosse até a Torre Eifell e voltasse a Saint Cloud, em não importa quanto espaço de tempo, sem tocar o solo e sem apoio de terra. Poderiam concorrer os sócios do Aero Club de França menos ele próprio.
01/10/1901Nesta data, a cada ano, encerrava-se o prazo para a conquista do Prêmio Deutsch.
01/10/1902Nesta data, a cada ano, encerrava-se o prazo para a conquista do Prêmio Deutsch.
01/10/1903Nesta data, a cada ano, encerrava-se o prazo para a conquista do Prêmio Deutsch.
01/10/1904Nesta data, a cada ano, encerrava-se o prazo para a conquista do Prêmio Deutsch.
02/10/1919Encontrava-se no Peru.
03/10/1920Escreveu ao João, caseiro de Cabangu, para procurar um veterinário para tratar da doença do Nei. Informa que enviou um esguicho para dar banho no Nei todos os dias.
03/10/1930Tomou conhecimento da deflagração da Revolução que derrubava Washington Luís e subia ao poder Getúlio Vargas. Ao saber da prisão de Antônio Prado Junior, escreve uma carta a sua esposa D. Eglantina e tenta o suicídio.
04/10/1919Vindo dos Estados Unidos estava no Peru a caminho de La Paz.
05/10/1919Chegou a La Paz vindo dos Estados Unidos.
05/10/1930Teve um ataque de melancolia ao tomar conhecimento do desatre com o dirigível inglês R-101, em Beauvais, na França, em que morreram importantes personalidades e ele se achava responsável.
06/10/1919Encontrava-se em La Paz.
07/10/1915Chegou aos Estados Unidos da América, vindo da Europa.
08/10/1903Esteve algumas horas em Lisboa, vindo do Rio de Janeiro a bordo do “Atlantique” em direção a França.
08/10/1919Deixou La Paz, viajando por estrada de rodagem até Tupiza.
09/10/1919Deixou Tupiza em direção a La Qiaca e Atocha até Tucuman onde tomou a estrada de ferro viajando com destino a Buenos Aires.
10/10/1901Experiência realizada com o seu Balão-dirigível n.º 6, no Prado de Longchamps, tendo ido tomar chá no restaurante “La Cascade”.
10/10/1903A Revista Avenida publica o artigo do jornalista Ernesto Sena: “O conjunto do ilustre aeronáuta forma o físico característico do indivíduo nervoso. Magro, rosto alongado, olhos irriquietos e pouco vivos, emoldurados por uma auréola vermelha, vestigios de alongadas vigílias, bigode de pontas aparadas e curtos, lábios mostrando duas carreiras de dentes alvos, compridos e uniformes; nariz afilado e pequeno, de narinas dilatadas; orelhas um pouco grandes, de lóbulos ligados à face, cabeça pequena, pouco abundante de cabelos, repartidos ao meio como se fossem empastados pelo uso de cosmético fino.”
10/10/1923Traslado dos restos mortais dos seus pais, Henrique e Francisca, para o túmulo atual no Cemitério de São João Batista.
11/10/1901Realizou experiência com seu Balão-dirigível n.º 6 durante a qual, por duas vezes, se rompeu o cabo do leme de direção.
11/10/1903Chegou em Paris, depois da viajem ao Brasil.
11/10/1926Enviou carta ao Dr. Antônio Prado Júnior solicitando que fosse cancelado o Projeto de Lei que o nomeava General, pois se considerava um pacifista e tinha solicitado aos líderes mundiais que o avião fosse abolido como arma de guerra.
12/10/1919Encontrava-se na Argentina em viagem vinda dos Estados Unidos via La Paz.
12/10/1901O periódico “Sun” do Baltimore, publicou sobre sua experiência no dia anterior.
13/10/1919Encontrava-se na Argentina em viagem vinda dos Estados Unidos via La Paz.
14/10/1901Realizou experiência com o seu Balão-dirigível n.º 6, na qual desfraldou, pela primeira vez, a bandeira francesa.
14/10/1921Escreveu ao João, caseiro de Cabangu, para dizer que seguia o crivo para o repucho, enxofre, 3 vidros de água de colônia para os quartos e mandando limpar a grama.
15/10/1901Devido ao mau tempo, nenhuma experiência pôde ser realizada com o Balão-dirigível no 6.
16/10/1901O jornal “Echo do nord” – Lille – Publicou que o mau tempo impedia a tentativa de conquista do Prêmio Deutcsh.
17/10/1901Os jornais “Le Siécle” – Paris e “El Imparcial” – Madrid – Publicaram que o mau tempo impedia a tentativa de conquista do Prêmio Deutcsh.
18/10/1901“La Paix” – Paris – Publicou que o mau tempo impedia a tentativa de conquista do Prêmio Deutcsh. Dormiu em Saint Cloud, para tentar no dia seguinte a conquista do Prêmio Deusch.
19/10/1901Conquistou o “Prêmio Deutsch de la Meurthe” com o seu balão dirigível n.º 6, tendo percorrido, em menos de 30 minutos, o itinerário preestabelecido que incluía a circunavegação da Torre Eiffel.
19/10/1903Realizou ensaios em Paris com o seu Balão-dirigível n.º 10.
19/10/1913Foi inaugurado o monumento a Santos-Dumont em Saint Cloud, Paris. A inscrição existente no monumento diz o sequinte: “Ce Monument a été élevé par I’Aero-club de France pour commemorrer lês Experiences de Santos-Dumont pionnier de la locomotion Aériene”.
20/10/1901Visitou a Torre Eiffel sendo recebido foi recebido pelo Sr. Milon, diretor da “Companhia da Torre Eiffel”. Do alto da torre examinou o itinerário cumprido no dia anterior na conquista do “Prêmio Deutsch de La Meurthe”.
20/10/1920Na qualidade de proprietário da Fazenda Cabangu, foi relacionado no registro de “lavradores, criadores e profissionais de indústrias conexas” do Ministério de Agricultura, Indústria e Comércio.
21/10/1901The New York Herald”–Paris–Publicou a noticia de sua conquista do “Prêmio Deutsch de La Meurthe”.
22/10/1926Encontrava-se em repouso em uma clínica em Valmont-sur-Territet, próximo a Montreux, Suiça.
23/10/1901Foi homenageado em um banquete oferecido pelo Barão de São Joaquim, precedido pela Princesa Isabel. Foi homenageado em uma recepção à qual compareceu a colônia brasileira Escreveu no livro de autógrafos da Baronesa de São Joaquim o seu lema: “Por mares nunca dantes navegados”.
23/10/1906Venceu a Taça Archdeacon, com seu aeroplano 14 Bis, voando uma distância de 50/60 metros, perante a Comissão Fiscalizadora do Aeroclube de França, sendo considerado oficialmente o primeiro vôo completo de aparelho mais-pesado-que-o-ar que decolou com sem auxilio exterior.
23/10/1926Foi homeageado em banquete, pelo 20o aniversário da vitoria da Taça Archedeicon.
24/10/1901Foi aprovado, na Câmara dos Deputados do Brasil, o projeto lhe concedendo um prêmio de 100 contos de réis.
24/10/1913Foi promovido ao Grau de Comendador da Legião de Honra da França.
24/10/1944Durante as comemorações da “Semana da Asa” foi feita a entrega, pelo Dr. Paulo Sampaio, Presidente da “Panair do Brasil”, ao Dr. Salgado Filho, Ministro da Aeronáutica, do seu coração que tinha sido retirado de seu corpo por ocasião da autópsia realizada pelo Dr. Walter Haberfeld. O coração se acha colocado em um escrínio de ouro, na sala em sua homenagem no Museu Aeroespacial no Campo dos Afonsos.
25/10/1898Realizou uma ascensão em balão-livre, que durou horas e foi de Paris a Vicarnes, próximo a Chantilly
26/10/1898“La France”, Bordeaux–Publicou a ascenção realizada no dia anterior.
27/10/1925Residia no Hotel Claridge, Paris
28/10/1930Encontrava-se em repouso na Casa de Saúde de Préville em Orthez, nos Baixos Pirineus, França.
29/10/1901Fez a entrega ao Prefeito de Polícia da cidade de Paris, Sr. Lapine, da quantia de 25.000 francos a ele encaminhada por Deutsch de Lá Meurthe, logo depois de 19 de outubro de 1901, como prêmio de consolação, em face da recusa inicial da Comissão Técnica do Aero Clube de França em lhe reconhecer a vitória.
30/10/1944Seu coração encontrava-se em um escrutínio no Salão nobre da então Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos, para onde fora encaminhado uma semana antes.
31/10/1901Encerramento oficial do prazo da competição para o “Prêmio Deutsch de La Meurthe”.
EM DIA NÃO DEFINIDO DO MÊS DE OUTUBRO
00/10/1909Fez a primeira encomenda de um relógio de pulso a Joalheria Cartier.
00/10/1915Voou, como passageiro, num hidroavião Curtiss, na fábrica em Long Island, N.Y. – U.S.A.
00/10/1923Viaja de Palmira a Belo Horizonte, onde passou vários dias hospedado na chácara do Dr. Efigênio Salles, à Rua Santa Rita Durão, nº 166.
00/10/1973O Comitê de Nomenclatura da União Astronômica Internacional, por proposta do Museu Nacional do Ar e do Espaço da “Smithsonian Institution” de Washington, deu nome de Santos.
00/10/1926Durante todo o mês de outubro esteve em uma clínica de repouso em Valmont-sur-Terriet, próximo a Montreux na Suíça.
NOVEMBRO
01/11/1920Encontrava-se na Encantada.
02/11/1920Escreveu ao João, caseiro de Cabangu, reclamando que não havia recebido o conhecimento dos sacos vazios e pedia uma cópia para poder recebe-los na estação e queria saber do canavial e da grama.
03/11/1899Dedicava-se em Paris a construção do Balão-Dirigível no 3.
04/11/1901Foi concedida oficialmente por decisão em Sessão da Comissão Cientifica do Aeroclube da França, a concessão do “Prêmio Deutch de La Meurthe”.
05/11/1901Foi encaminhada por Deutch de La Meurthe ao presidente do Aero Club de França o cheque de 100.000 francos correspondente ao prêmio, a fim de ser entregue a ele. –Pediu demissão do Aero Clube de França.
05/11/1932Foi concedida pelo Governo do Peru a condecoração “Cruz Peruana de Aviación”.
06/11/1924Foi feito Grande Oficial da “Ordem de Leopoldo II” da Bélgica.
07/11/1901Encontrava-se em Paris aguardando a quantia estipulada pelo Prêmio Deutsch
08/11/1901Recebeu das mãos do Presidente do Aeroclube de França, o Marquês der Dion, o cheque de 100.000 francos correspondente ao “Prêmio de La Meurthe”. a.. Foi ao banco “Crédit Lyonnais” e trocou o cheque por 100 cédulas de 1000 francos; b.. Foi à Prefeitura de Policia e entregou ao Sr. Lepine os 50.000 francos para serem distribuídos aos pobres de Paris.
09/11/1901“L’Auto-Velo” – Paris publicou a entrega dos 50.000 ao Sr. Lepine, Prefeito de Polícia de Paris.
10/11/1906Foi, a ele, oferecido um Banquete no “Café de Paris” pelo Aero Club de França, em sua homenagem pela conquista do Prêmio Archdeacon.
11/11/1901Foi homenageado em banquete, no Palace Hotel em Paris, pelos seus admiradores. Foi dado o seu nome pelo Conselho Municipal de Saint Cloud a uma das ruas da localidade.
12/11/1901Partiu para Mônaco.
12/11/1906Com o aeroplano 14 Bis voou, no Campo de Bagatelle em Paris, 220 metros em 22 segundos e 1/5, a 6 metros de altura, ganhando o prêmio de 1.500 francos estabelecido pelo Aero Club de França; pela primeira vez, nesse vôo, foram usados “ailerons”.
12/11/1918Acompanhou o Presidente Wenceslau Braz em visita à Escola de Aviação Naval na Ilha das Enxadas, onde se realizava a formatura de uma turma de aviadores navais.
13/11/1899Fez as primeira experiências com seu balão dirigível n.º 3, partindo do Parque de Aerostação de Vaugirard; tendo contornou a Torre Eiffel pela primeira vez .
13/11/1901Foi convidado pelo Aero Club do Reino Unido para ser homenageado com um banquete em Londres, pedindo que marcasse a data. O prefeito de Policia de Paris, Sr. Lepine, Publicou as instruções para os pobres de Paris recuperarem, gratuitamente, os seus bens penhorados, aproveitando o donativo de 50.000 francos feito por ele.
13/11/1922Foi agraciado com a condecoração chilena “Al Mérito”.
14/11/1901Encontrava-se em Mônaco.
15/11/1901O Presidente da República do Brasil sancionou a lei que concedeu a ele um prêmio de 100 contos de réis. Foi iniciada a construção em Monte-Carlo, no Boulevard de La Condamine, do hangar para as suas experiências durante o inverno
15/11/1907Realizou as primeiras experiências com o modelo primitivo do aeroplano “Demoiselle” que tomou o número 19.
16/11/1901Uma comissão de brasileiros, representando a colônia brasileira em Paris, fez a entrega de Injalbert denominado “La Gloire”.
16/11/1907Inscreveu-se no Aeroclube de França para a disputa do “Prêmio Deutsch – Archdeacon”, de 50.000 francos, destinado ao aviador que, com um aparelho mais pesado que o ar, voasse uma distância de 1 quilômetro, em circuito fechado. Realizou experiências com o “Demoiselle” número 19.
16/11/1917Enviou uma carta ao Presidente da República do Brasil tecendo considerações sobre o desenvolvimento da Aviação Militar e da Aviação Naval no Brasil.
17/11/1907Realizou experiências com o seu aeroplano “Demoiselle” número 19, tendo realizado vôos de 200 metros de distância.
18/11/1922Encontrava-se, em viagem a Argentina e ao Chile.
19/11/1922Encontrava-se em viagem a Argentina e ao Chile
20/11/1892Partiu da Europa par o Brasil, no vapor “Orénoque”.
20/11/1899Realizou ascensão com seu Balão-dirigível nº 3, tendo descido em Irvry.
21/11/1907O primeiro modelo do “Santos-Dumont nº 19” “Demoiselle” foi acidentado em Buc.
21/11/1911Partiu da cidade de São Paulo para Araxá, para fazer uma estação de cura.
22/11/1901Chegou na “Victoria Satation” em Londres, às 8 horas da manhã; Almoçou na residência de Mr. Harnsworth. Jnatou no “Royal Thames Yatch Club”. Após o jantar-Viu no “Palace Theatre”, pela primeira vez, um filme (“biography”) de algumas das suas ascensões em balão.
23/11/1901Visitou o Parque de Aerostação de Exército Inglês em Aldershot. Almoçou naquele local. Jantou no “Carlton Hotel”, oferecido pelo Mr. Tenant. Assistiu um concerto de música.
24/11/1901Compareceu a um jantar em sua homenagem, no “Carlton Hotel”, pelo Mr. Paris Singer. Depois do jantar-Compareceu a uma recepção dada por Mr. Alfred de Rotschild.
25/11/1901Compareceu a um almoço oferecido pelo Mr. Roger W. Wallace, K. C., no “Reform Club”. -Participou de um banquete oferecido no Hotel Metrópole em Londres, pelo Aeroclube do Reino Unido.
26/11/1901Compareceu a uma recepção oferecida pela Sociedade de Mulheres Jornalistas, em sua homenagem, no “Essex Hall”em Londres. -Jantar em sua homenagem, no “Carlton Restautrant”, pelo Ministro do Brasil em Londres, Dr. Joaquim Nabuco.
27/11/1901Encontrava-se em Londres, hospedado no Hotel Carlton, sendo homenageado.
28/11/1901Partida de Santos-Dumont, de Londres para Paris.
28/11/1930Encontrava-se em repouso na Casa de Sáude de Préville em Orthez, nos Baixos Pirineus, França.
29/11/1901Fez entrega ao Prefeito de Polícia da cidade de Paris, Sr. Lapine, da quantia de 25.000 francos a ele encaminhada por Deutsch de Lá Meurthe para ser distribuída pelos pobres de Paris; como prêmio de consolação, por ainda não ter sido decidida a sua vitória.
30/11/1944Seu coração encontrava-se em um escrutinio no Salão nobre da então escola de aeronáutica no Campo dos Afonsos.
EM DIA AINDA NÃO DEFINIDO DE NOVEMBRO
00/11/1901Publicou em Paris um trabalho intitulado: “A Conquista do Ar” – Editor: Aullaud et Co.
00/11/1891Regressou com a família, da Europa para o Brasil, no vapor “Portugal”, ficaram residindo na rua Helvetia, na cidade de São Paulo. Na véspera de partir de regresso para o Brasil viu, pela primeira vez, no Palácio da Indústria, em Paris, um motor a petróleo funcionando (“O que eu vi o que nós veremos”).
00/11/1909Compareceu, como assistente na Tribuna de Honra ao famoso “meeting”de aviação realizado na cidade de Reims, na França.
00/11/1922Esteve na Argentina e em Santiago do Chile.
00/11/1926Encerrou neste mês um tratamento numa clinica de repouso em Valmont-sur-Terriet, próximo a Montreux na Suíça.
DEZEMBRO
01/12/1928Aproximava-se do Rio no vapor “Cap Arcona” vindo da Europa.
02/12/1921Encontrava-se na Encantada
03/12/1928Chegou ao Rio de Janeiro, no vapor “Cap Arcona”, ocorrendo a queda do avião Junker “Santos-Dumont”, tendo falecido ilustres personalidades.
04/12/1919Assinou escrituras de compra de terras vizinhas, para ampliação do Sítio de Cabangu.
04/12/1921Escreveu a um amigo em Palmira pedindo a entrega de um vagão de areia no Sítio de Cabangu.
04/12/1922Escreveu, da Encantada, para um amigo sobre sua viagem a Argentina, Chile e Uruguai.
05/12/1919Assinou escrituras de compra de terras vizinhas ao Sítio de Cabangu, tendo em vista a criação de gado vacum.
05/12/1921Escreveu da Encantada ao João caseiro de Cabangu sobre a entrega de um vagão de areia.
06/12/1892Chegou ao Rio de Janeiro vindo da Europa.
07/12/1921Encontrava-se na Encantada.
08/12/1906A revista “Sem” publicou uma caricatura do Rei Leopoldo da Bélgica curvado para falar com ele, devido a sua pequenez.
09/12/1921Encontrava-se na Encantada.
10/12/1921Encontrava-se na Encantada.
11/12/1929Foi promovido ao grau de Grande Oficial da Legião de Honra da França.
12/12/1901A revista espanhola Al Rededor Del Mundo, publicou que ele tencionava cruzar o mediterrâneo e depois o Atlântico através de dirigível.
12/12/1931Escreveu de Araxá para sua prima para comprar os brinquedos para seus netos.
13/12/1931Encontrava-se em Araxá.
14/12/1900Estava em Nice construindo a quilha do Santos Dumont n 5.
15/12/1919Assinou o termo de doação do Sítio de Cabangu, a Fazenda Pública do Tesouro Nacional, no Rio de Janeiro.
16/12/1900Achava-se em Nice, curando-se da pneumonia adquirida com o vento recebido durante as experiências do balão dirigível n.º 4.
17/12/1900Participou de uma excursão de automóvel até La Turbie, em Nice, e construiu, lá, a quilha do balão dirigível n.º 5.
17/12/1928Visitou a Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
17/12/1932Foram concedidas pelo Decreto n.º 22.233 do Governo Federal honras de Ministro de Estado.
18/12/1932Teve início o translado dos seus restos mortais da cidade de São Paulo para o Rio de Janeiro.
19/12/1921Da Encantada, escreveu ao João para arrancar toda a tiririca do sítio de Cabangu.
20/12/1921Encontrava-se na Encantada.
21/12/1932Foi realizado seu sepultamento Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro, sob forte temporal. O céu chorava a ausência definitiva daquele que tanto o percorreu.
22/12/1935Foi instituída, por iniciativa do Aeroclube do Brasil, a “Semana da Asa”; incluindo o dia 23 de outubro, como Dia do Aviador.
23/12/1921Encontrava-se na Encantada.
24/12/1908Foi inaugurada a Exposição Aeronáutica, no “Grand Palaris” em Paris, na qual ficou em exposição um exemplar do seu Demoiselle”.
24/12/1921Da Encantada, escreveu ao João para saber se tinha mandado arrancar a tiririca.
25/12/1908Seu Demoiselle n. 20 estava em exposição no “Grand Palaris” em Paris.
26/12/1900Achava-se de regresso em Paris, vindo de Nice.
27/12/1928Fez uma demonstração do aparelho de sua invenção, o “Transformador Marciano”, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
28/12/1915Inaugurou-se, em Washington, o “Segundo Congresso Científico Panamericano”, no qual discorreu o tema: “Como o aeroplano pode facilitar as relações entre as Américas”. Sua conferência teve grande repercussão. Nessa ocasião o Aeroclube da América convidou-o para representá-lo no “Congresso Panamericano de Aeronáutica” no ano seguinte, em Santiago do Chile.
29/12/1915Estava em Washington participando do Congresso Científico.
30/12/1925Estava em Washington participando do Congresso Científico.
31/12/1904O seu Balão-dirigível nº 13 foi destruído por um golpe de vento.